Share This Article
Ciro Gomes apresenta propostas contra a corrupção – O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) recebeu, nesta segunda-feira (15) em São Paulo, autoridades, especialistas e ativistas do combate à corrupção para apresentar e debater suas propostas para enfrentar uma das maiores chagas do Estado brasileiro.
“O fenômeno da corrupção é dos males, talvez o mais resiliente. Mas inibir a organização do Estado para combatê-la é um argumento falso”, disse o ex-ministro na abertura do seminário ‘Combate à corrupção: Dever do Estado, Missão de Todos’.
Ciro tem se destacado como o único candidato que apresenta abertamente suas propostas para o país, colocando suas ideias para que sejam criticadas e a partir disso, melhoradas (Veja as propostas apresentadas por Ciro Gomes aqui).
O pedetista tomou tal postura ao lançar o livro “Projeto Nacional: O dever da esperança” e agora promoverá estes seminários focados em temas específicos.
Perguntado sobre como fazer com que o combate à corrupção seja um promotor do desenvolvimento nacional, Ciro foi enfático.
“O combate à corrupção não pode ser uma política como fim em si mesmo, ela tem que vir casada com um projeto de país, que precisará energizar a política para fazer uma transformação profunda no Brasil”, defendeu.
Banqueiros na mira
A ex-senadora Heloisa Helena (Rede) compareceu ao encontro e fez um discurso inflamado, lembrando que foi senadora em dois governos diferentes (FHC e Lula). A porta-voz da Rede pontuou que a corrupção muitas vezes envolve o setor financeiro e rentista do país.
Heloisa Helena afirmou que nenhum banco conta com o “paternalismo corrupto do Estado sem a cumplicidade do governo federal”.
“Só a pressão política pode mudar isso. O que não pode é um governo controlar os movimentos sociais para não fazerem pressão no coração do poder corrompido”, disparou.
Alto nível
O presidente do PDT de São Paulo Antonio Neto também marcou presença fez um balanço do seminário ocorrido no Teatro Raul Cortez, localizado no bairro da Bela Vista, região central da capital paulistana.
“Foi uma honra muito grande pro PDT de São Paulo ter recebido esse evento, que foi bastante prestigiado pela nossa militância. Foi muito bom ver especialistas na área técnica, acadêmica e política reunidos para pensar em alternativas para combater a corrupção sem hipocrisias, sem falsos moralismos.”, avaliou.
Antonio Neto elogiou a postura do ex-governador do Ceará de apresentar suas propostas de forma transparente para receber críticas que façam as ideias avançarem.
“Foi um seminário excelente, de alto nível. Quem não pode acompanhar, recomendo que assista (publicado nas redes de Ciro Gomes). É assim, construindo de forma coletiva e com a humildade de receber críticas – e o Ciro é o único candidato a fazer isso -, que enfrentaremos os grandes problemas nacionais. A corrupção é um deles.”
Especialistas técnicos e acadêmicos
Três mesas foram formadas para debater diferentes facetas a respeito do combate à corrupção: Empresas e relações público-privadas; Estado e participação; e Política e eleições.
Grandes especialistas técnicos e acadêmicos estiveram presentes, avaliando e fazendo críticas às propostas formuladas pelas equipe de Ciro Gomes.
Entre eles estavam Raquel Pimenta, doutora em Direito Econômico e Economia Política; Alessandro Octaviani, advogado, professor e escritor; Walter Maierovitch, professor, desembargador e jurista; Jessé Souza, sociólogo e escritor (on-line) e Roberto Mangabeira Unger, professor de Harvard, filósofo e escritor (on-line)
Propostas ‘abertas’
A propostas do pedetista estão em construção permanente e as sugestões que foram feitas no evento ontem pelos participantes serão avaliadas e porventura incorporadas.
Esse foi o primeiro seminário temático proposto pelo ex-ministro, que pretende promover debates como o realizado sobre diversos outros temas.
Confira as mesas e seus participantes:
Mesa 1: Empresas e relações público-privadas
Caio Farah Rodrigues – Advogado e Professor
Raquel Pimenta – Doutora em Direito Econômico e Economia Política
Alessandro Octaviani – Advogado, Professor e Escritor
Caio Mário Pereira – Advogado e Professor
Mesa 2: Estado e participação
Vítor Pinto Chaves – Advogado e ex-Ministro
Walter Maierovitch – Professor, Desembargador e Jurista
Bruno Carazza – Professor, Doutor em Direito e Mestre em Economia (on-line)
Martim Della Valla – Advogado e Professor
Mesa 3: Política e eleições
Carlos Sávio Teixeira – Cientista Político e Escritor
Jessé Souza – Sociólogo e Escritor (on-line)
Heloísa Helena – ex-senadora, Porta-Voz da Rede Sustentabilidade e Professora
Roberto Mangabeira Unger – Professor de Harvard, Filósofo e Escritor (on-line)