Share This Article
Ciro Gomes chega a 2 dígitos – O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) e sua militância receberam uma ótima notícia no fim desta quinta-feira (21).
A mais recente pesquisa Exame/Ideia retrata o franco crescimento de Ciro Gomes nas intenções de voto do eleitorado brasileiro para as eleições presidenciais do fim do ano.
Primeiramente, o ex-ministro chegou ao patamar de dois dígitos em simulação de primeiro turno, nos dois cenários testado.
Curiosamente, na véspera, Ciro trocou sua foto de perfil nas redes sociais (foto de capa), recebendo apoio da lenda da música brasileira, Nelson Motta, que comentou a imagem com uma ‘profecia’:
“Pose presidencial”, disse o autor de mais de trezentas músicas com artistas consagrados como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Erasmo Carlos e a banda Jota Quest.
Com 10% nas intenções de voto, o ex-governador se consolida de uma vez por todas em terceiro lugar, reforçando seu discurso de quem é o único postulante ao Palácio do Planalto com chances reais de ‘quebrar’ a polarização radical entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
Menor rejeição e maior potencial de voto
Ciro também é o candidato com a menor rejeição entre os principais presidenciáveis, com 18%.
Bolsonaro lidera a lista com 45%, seguido por Lula, que anota 39%.
João Doria (PSDB) também aparece acima dos 20% de rejeição dos eleitores (21%).
No potencial de votos, Ciro Gomes lidera a estatística, somados os que possuem avaliação positiva com os que ainda não têm uma opinião formada sobre o candidato (69%).
Nesta soma, Lula anota 61% e Bolsonaro aparece com 55%.
Segundo Turno
Além disso, os números de Ciro em simulações de segundo turno melhoraram consideravelmente.
Além de ganhar de Bolsonaro, Ciro reduz distância para Lula.
Com esses números, a pré-candidatura de Ciro deixa para trás qualquer dúvida sobre qual o nome mais competitivo para romper a polarização entre Lula e Bolsonaro.
‘Turma Boa’ comemora
A divulgação dos números também injetou motivação nos militantes e apoiadores da candidatura do pedetista.
“Tão deixando a gente sonhar. Vamos à luta”, escreveu um integrante da chamada “Turma Boa” nas redes sociais, mostrando entusiasmo e fazendo uma referência a uma frase eternizada pelo ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.