Share This Article
O ex-governador Ciro Gomes (PDT) enumerou ‘mentiras’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em suas redes sociais, na manhã deste 1º de abril. “Bolsonaro é um mentiroso contumaz, ou seja: mente que nem sente!”, escreveu Ciro.
O pedetista listou diversos casos em que Bolsonaro foi desmentido pela imprensa brasileira a respeito de afirmações públicas feitas pelo presidente.
Reforma da Previdência
Ciro lembrou da afirmação de Bolsonaro de que a reforma era “para ajudar os pobres”, mas na realidade dificultou a aposentadoria dos brasileiros, retirou direitos de trabalhadores e acentuou a pobreza.
Boicote e antecipação de vacinas
O imbróglio envolvendo a Pfizer também foi lembrado pelo ex-ministro. Bolsonaro afirmou que havia pedido á farmacêutica para antecipar a entrega de vacinas, mas a empresa divulgou comunicado afirmando que o presidente havia rejeitado uma oferta de 70 milhões de doses da vacina, ainda em 2020.
A rejeição às vacinas em si por Bolsonaro também mereceram registro, com o registro de declarações contraditórias do chefe do Executivo à respeito do tema. Ele afirmou que sempre defendeu a compra de qualquer vacina aprovada pela Anvisa, mas disse meses antes que não compraria a CoronaVac, feita em parceria entre o Instituto Butantan e o governo chinês.
Defesa da cloroquina
O presidente afirmou que jamais recomendou qualquer remédio para o tratamento da covid-19, mas fez diversas declarações em defesa do uso de remédios de eficácia não comprovada pela ciência, como a cloroquina e a ivermectina.
Eleição para a presidência da Câmara
A eleição de Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, para a presidência da Câmara dos Deputados foi outro tema abordado na publicação. “Fiquei só na torcida”, disse Bolsonaro na ocasião, mas a imprensa revelou que o governo liberou R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para garantir os votos necessários para a vitória de Lira.
Preços da gasolina e do gás
As promessas eleitorais de redução nos preços da gasolina e do gás também foram mencionadas. Tanto Bolsonaro quanto Paulo Guedes prometeram que o preço dos combustíveis iria cair, mas a realidade aponta para inflação recorde nos preços cobrados pelos produtos no país.
STF
Bolsonaro disse que ficou de “mãos atadas” com a decisão do STF sobre os poderes dos estados e municípios em aplicarem medidas sanitárias de combate à pandemia. Na verdade, a Suprema Corte garantiu a independência dos entes federativos na questão, mas isso não isentou a responsabilidade do governo federal de coordenar de forma nacional o enfrentamento ao coronavírus.
Ciro Gomes frequentemente vai à público para, segundo ele, apontar mentiras que Bolsonaro divulga como se fossem verdade.
Veja mais notícias no BRI.