Share This Article
Ciro Gomes pede inelegibilidade de Bolsonaro – A campanha de Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, entrou nesta sexta-feira (19) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para barrar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A informação é da coluna Malu Gaspar em O Globo.
Confira a ação da campanha de Ciro, na íntegra, clicando aqui.
Eduardo Cunha volta a ficar inelegível após decisão do STF
O pedetista contesta a postura de Bolsonaro durante a polêmica reunião com embaixadores em que o atual ocupante do Palácio do Planalto atacou o processo eleitoral, sem mostrar provas.
A equipe jurídica de Ciro Gomes pediu ao TSE a cassação do registro de Bolsonaro ou do diploma (se o presidente for reeleito), pela prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Ação de investigação
Ciro entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije), que tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição.
Na reunião com embaixadores, Bolsonaro destacou que as urnas completaram automaticamente o voto no PT nas eleições 2018, que não possuem sistemas que permitem auditoria e que não é possível acompanhar a apuração dos votos — o que não é verdade.
A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Brasil e nos perfis de Bolsonaro no Instagram e no Facebook.
As urnas eletrônicas são usadas pelos eleitores brasileiros desde 1996, e até hoje nenhuma acusação de fraude foi comprovada.