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Teste de Bechdel – O Teste de Bechdel, também conhecido como a Regra de Bechdel ou o Teste de Bechdel-Wallace, é um critério utilizado para avaliar a representação de mulheres na mídia, em particular no cinema e na televisão.
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O teste tem três critérios simples que devem ser atendidos para que um filme ou outra obra de mídia seja considerada aprovada:
- Deve ter pelo menos duas personagens femininas com nome
- Elas devem conversar entre si em algum momento do filme
- A conversa entre elas não pode ser sobre um homem.
Embora o teste não seja uma medida perfeita da qualidade ou do valor de uma obra de mídia, ele é frequentemente utilizado para destacar a falta de representação de mulheres na mídia e para incentivar a criação de personagens femininas mais diversas e complexas.
Com o teste, percebemos que poucos filmes seriam capazes de passar por cima desse obstáculo rudimentar que visa apoiar a criação de personagens femininas mais complexas, e muitas obras atuais falham neste teste, o que é um indicativo de que ainda há preconceito de gênero.
A ideia de ter uma métrica para entender o quão bem a obra está adaptada num discurso feminista é fantástica, mas passar por esse teste nem sempre garante que um filme seja feminista. Eu explico…
A Era de Ouro de Hollywood
Consolidada nos Estados Unidos a Era de Ouro se refere aos filmes Hollywoodianos produzidos durante os anos 20 aos anos 60.
Também foi um período onde existia forte misoginia e desigualdade de gênero, apesar disso, alguns filmes desse período clássico do cinema passam no teste, e é isso que os tornam tão interessantes.
10. ‘E o Vento Levou’ (1939)
Scarlett O’Hara, a personagem feminina central de ‘E o Vento Levou’ é retratada como uma jovem privilegiada e incômoda, em um épico da Guerra Civil que romantiza um período problemático da história dos Estados Unidos.
No entanto, passar mais de três horas acompanhando sua jornada pode ser desagradável e fazer com que o público não se importe muito com o que acontece com ela.
Embora o filme contenha mais de uma conversa que se qualifica para o “selo de qualidade Bechdel”, onde as personagens femininas discutem caridade, almoço e personalidade de cada uma, pouco aprofundamento é concedido às mulheres que vivem dentro deste patriarcado fortemente estruturado, repleto de racismo e cenas difíceis de engolir.
9. ‘O Mágico de Oz’ (1939)
Na cena do Mágico de Oz, a Bruxa Malvada do Oeste ameaça Dorothy e a Bruxa Boa Glinda. Dorothy, a garota solteira favorita de todos, é uma das poucas protagonistas femininas no cinema que não tem um protagonista masculino romântico e não está preocupada em ir atrás de um amor.
Em vez disso, ela está preocupada com a mulher que acabou de acabar acidentalmente com sua casa. Embora a tentativa de encontrar O Mágico de Oz seja sua busca principal, ela não faz isso para agradar um homem, mas sim na esperança de que ele a ajude a encontrar o caminho de volta para casa.
Infelizmente, o Mágico está mal equipado para ajudá-la e é a própria Dorothy quem acaba se salvando.
8. ‘Pacto de Sangue’ (1944)
Em Pacto de Sangue a ‘femme fatale’ Phyllis Dietrichson é retratada como uma mulher calculista e sedenta por dinheiro.
Ela manipula um vendedor de seguros para que ele ajude a planejar o assassinato de seu marido, a fim de receber sua apólice de seguro de vida.
Embora o filme seja amplamente considerado o melhor filme noir de todos os tempos, é importante notar como a personagem feminina central é retratada de forma simplista e estereotipada.
O filme atende aos requisitos do Teste de Bechdel em uma breve conversa entre Phyllis e Lola, a filha do marido, essa cena não oferece muito em termos de desenvolvimento da personagem. Em vez disso, as duas mulheres falam sobre cartas entediantes e não exploram questões mais profundas ou complexas.
Apesar disso, Pacto de Sangue permanece como um marco no gênero noir, com sua atmosfera tensa, narrativa complexa e performances brilhantes dos atores principais.
7. ‘Este Mundo é um Hospício’ (1944)
Dirigido por Frank Capra, o longa apresenta duas tias adoráveis, Martha e Abby, que parecem doces e amáveis, mas na verdade gostam de matar vagabundos e enterrá-los no porão. Quando um parente há muito tempo perdido retorna e a polícia se envolve, a história se torna uma farsa cômica.
Embora a conversa entre Martha e Abby gire em torno dos homens, elas frequentemente discutem como envenená-los e esconder seus corpos. De maneira irônica, elas falam sobre como não gostam de filmes de terror porque acham que são muito horríveis, enquanto estão cercadas de cadáveres enterrados.
Embora a representação das duas mulheres seja um pouco estereotipada, o filme ainda é uma comédia clássica, com atuações memoráveis de Josephine Hull e Jean Adair como as tias homicidas.
“Este Mundo é um Hospício” continua sendo um exemplo divertido e engraçado de como o cinema pode brincar com temas sombrios de maneira inesperada e criativa.
6. ‘Crepúsculo dos Deuses’ (1950)
O filme retrata a história de uma ex-atriz megalomaníaca e aspirante à assassina, que se entregou a uma vida de fantasia brutalmente deprimente.
Norma ainda acredita ser a estrela mais brilhante de Hollywood, apesar de sua compreensão desse mundo de ilusão que a envolve. Esse é um tema comum nos clássicos de Hollywood que apresentam protagonistas femininas.
As personagens coadjuvantes Betty e Connie conversam sobre assuntos que não envolvem homens. No entanto, há uma falha no discurso feminista, pois elas discutem sobre outra mulher.
As fofocas e os comentários sarcásticos sobre a reconhecidamente desequilibrada Norma podem fazer o filme passar no teste. No entanto, retratam as personagens femininas como conversadoras maliciosas.
5. ‘A Malvada’ (1950)
‘A Malvada’ é uma obra que faz uma reflexão profunda sobre a vida das celebridades, a profissão de ator e a “arte da traição”.
A trama acompanha a trajetória de Eve, uma atriz recém-chegada que sobe na carreira, enquanto Margot, sua inspiração, enfrenta uma queda vertiginosa.
Eve e Karen, esposa do dramaturgo, debatem sobre a indústria teatral, o ecossistema que a rodeia e a relação entre fãs e performances.
O filme mantém-se fiel à época em que foi produzido, retratando as personagens femininas principais focadas em destruir umas às outras.
Elas começam como bajuladoras inofensivas e, ao longo do tempo, evoluem para “hienas traidoras” que farão de tudo para se destacar em uma indústria extremamente competitiva.
4.’Uma Rua Chamada Pecado’ (1951)
Baseado na peça de Tennessee Williams, o filme apresenta momentos icônicos na história do teatro e do cinema.
A trama gira em torno de duas irmãs, uma bela sulista solteira e a outra casada com um homem grosseiro que não tem consideração pela frágil e delicada Blanche. Violência e vitimização são temas recorrentes, provando que, embora o Teste de Bechdel seja importante, ele não garante uma representação feminista.
As irmãs Blanche e Stella reconhecem que falam muito sobre Stanley. No entanto, elas também conversam sobre sua antiga propriedade, sua família e sua educação, que Blanche romantiza sem arrependimento.
Apesar de apresentar mais uma personagem feminina central com problemas mentais, os tropos são familiares, mas os personagens são mais complexos.
3. ‘Cantando na Chuva’ (1952)
‘Cantando na Chuva’ é uma comédia musical obrigatória que retrata a transição do cinema mudo para o falado e como isso afeta as estrelas do cinema.
Esta obra-prima é uma declaração de amor ao cinema, apreciada pelos amantes da sétima arte por seus números musicais inesquecíveis, cenas cômicas e uma história hilariante que mostra a evolução constante do mundo do cinema.
A conversa mais substancial entre duas mulheres gira em torno de Lina, uma estrela de cinema cuja adaptação para o cinema falado é prejudicada por sua voz desagradável, que soa como unhas arranhando um quadro-negro.
Ela conversa com Phoebe Dinsmore, sua treinadora de dicção, para tentar solucionar seus problemas vocais. Embora as sessões de treinamento não tenham sido tão bem-sucedidas quanto o esperado, a cena oferece aos espectadores uma das melhores performances cômicas da década.
2. ‘ Como Agarrar um Milionário’ (1953)
‘Como Agarrar um Milionário’ satiriza a situação das mulheres solteiras na Manhattan dos anos 1950 de maneira cínica e brutalmente engraçada.
Embora falem frequentemente sobre homens, as mulheres são astutas e imparciais na escolha de um parceiro, muitas vezes objetificando e reduzindo os homens a meras figuras financeiras.
O título aparentemente superficial e irreverente reflete uma época em que as mulheres não podiam ser financeiramente independentes, tornando a busca por um marido milionário um objetivo de alto risco.
Embora muitas conversas girem em torno dos homens – como escolher os melhores candidatos e manipulá-los para o casamento -, as mulheres também discutem tópicos como transporte e habitação compartilhada, cumprindo os requisitos do teste de Bechdel.
1. ‘Quanto Mais Quente Melhor’ (1959)
Dois músicos de jazz testemunham o Massacre do Dia de São Valentim e fogem para o único lugar onde não serão encontrados pelos criminosos mafiosos – uma banda de jazz só de mulheres.
‘Quanto Mais Quente Melhor’, considerada a melhor comédia de todos os tempos pelo American Film Institute, tem momentos hilários de farsa, mas também apresenta questões problemáticas e preconceituosas em relação ao gênero.
Apesar de ter um elenco majoritariamente feminino, poucas interações entre as personagens mulheres atendem aos requisitos do Teste Bechdel. A única exceção é a conversa entre a líder da banda, Sweet Sue, e Dolores, sobre a organização dos quartos na hospedagem da banda em Miami.
Embora o filme esteja longe de ser perfeito em relação ao empoderamento feminino, é importante lembrar que ninguém é perfeito e que a obra tem seus momentos engraçados e cativantes.
Desigualdade de gênero
A falta de representatividade é um problema persistente na indústria cinematográfica, que muitas vezes falha em fornecer oportunidades iguais para mulheres.
Isso resulta em desigualdade de gênero no cinema, refletindo e contribuindo para desigualdades sociais mais amplas. Essa disparidade é evidente em todas as indústrias cinematográficas, incluindo o cinema independente.
Uma maneira de abordar esse problema é através do investimento em recursos como financiamento e distribuição de filmes feitos por mulheres.
Quando as mulheres têm mais poder na indústria, elas são capazes de melhorar a quantidade e a qualidade das personagens femininas em filmes, contribuindo para uma representação mais justa e equilibrada no cinema.
(Por Ana Luisa Vieira)
(Foto: Reprodução)