Share This Article
A Copa do Mundo 2022 – realizada no Catar – ainda não chegou ao fim, mas a FIFA (Federação Internacional de Futebol) já começa a desenhar como será o próximo evento daqui a 4 anos, na primeira edição com 3 países sediando o maior torneio entre seleções do planeta.
A disputada, que acontecerá nos EUA, Canadá e México, terá um novo formato e regulamento, pois a entidade máxima do futebol mundial quer contar com mais seleções no torneio e, para isso, parece ter encontrado uma maneira para chegar ao que deseja: a Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, um número jamais visto e cogitado no passado.
O número total de jogos passará de 60 para 80, mas a quantidade de partidas necessárias para ser campeão continuará a mesma: sete. Tal fato ocorre porque agora teremos 16 grupos com três seleções, sendo que as duas primeiras avançarão para o mata-mata, que agora passa a ter uma fase a mais – os 16-avos-de-final – que antecederá as tradicionais fases de oitavas, quartas, semi e final.
Mudança nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026
Confira como fica a distribuição de vagas:
- Uefa/Europa: Aumentou de 13 para 16
- Conmebol/América do Sul: Aumentou de 4,5para 6
- Concacaf/Américas do Norte e Central: Aumentou de 3,5 para 6
- AFC/Ásia:Aumentou de 4,5 para 8
- CAF/África: Aumentou de 5 para 9
- OFC/Oceania: Aumento de 0,5 para 1
- Repescagem: Segue com duas vagas que serão disputadas por 6 seleções em vez de 4
Cidades-sede
A princípio, serão entre 15 ou 16 sedes, sendo 10 ou 11 nos Estados Unidos, três no México e outras duas ou três no Canadá. Confira as candidatas:
Canadá: Vancouver, Toronto e Edmonton
México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey
Estados Unidos: Nova York, Los Angeles, Dallas e Atlanta (garantidas). Baltimore, San Franciso, Orlando, Miami, Boston, Seattle, San Francisco, Houston, Cincinatti e Nashville, Philadelphia, Denver e Kansas City.
Final será nos Estados Unidos
A final será americana. Nova York, Dallas e Los Angeles – onde o Brasil ganhou o Tetra em 1994 – disputam para fazer a abertura e a final.
A Cidade do México, com o Estádio Azteca, palco das finais de 1970, com o tri da Seleção Brasileira, e 1986, com o Bi da Argentina, corre por fora.
Como seria a Copa do Mundo de 2022 com a nova fórmula
Caso a FIFA tivesse adotado o novo modelo de divisão de vagas já neste ano, seleções como Peru; Colômbia; Jamaica e Ucrânia poderiam ter participado. Confira a lista com os países classificados e com os que teriam se classificado com a nova formula.
- Uefa/Europa: Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Portugal, País de Gales, Ucrânia, Suécia, Macedônia do Norte
- Conmebol/América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Equador, Peru, Colômbia, Chile
- Concacaf/Américas do Norte e Central: Canadá, México, EUA, Costa Rica, Panamá, Jamaica, El Savador
- AFC/Ásia:Catar, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Austrália, EAU, Omã
- CAF/África: Gana, Senegal, Tunísia, Camarões, Egito, Argélia, Nigéria, Congo RD
- OFC/Oceania: Nova Zelândia
- Repescagem: Segue com duas vagas que serão disputadas por 6 seleções em vez de 4.