ONU convoca reunião de emergência – O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou para a noite desta segunda-feira uma reunião de emergência para tratar da entrada de tropas russas no que consideram território da Ucrânia.
A pedido de Kiev, EUA, México e outros cinco países europeus, como França e Reino Unido, a reunião começará por volta das 23h, no horário de Brasília.
A Ucrânia solicitou mais uma reunião urgente no Conselho da ONU face “às ações ilegais da Rússia”.
Pouco tempo antes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu com aprovação maciça de seu Conselho de Segurança a independência das autoproclamadas Repúblicas de Donetsk e Luhansk.
A decisão foi tomada depois de receber de forma urgente um pedido de reconhecimento de independência por parte de ambos os líderes separatistas de Donetsk, Denis Pushilin, e de Lugansk, Leonid Pásechnik.
Antes disso, Câmara baixa do Parlamento Russo (Duma) enviou uma resolução ao governo Putin com um pedido de reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk.
A região foi atacada violentamente na última semana em áreas ocupadas por civis através de bombardeios atribuídos à Kiev.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram grupos de pessoas nas ruas de Donetsk e Luhansk comemorando a chegada das tropas enviadas pelo presidente russo, Vladimir Putin.
“A Ucrânia solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas devido às ações ilegais da Rússia. Já enviamos o pedido ao Conselho”, anunciou no Twitter o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba.
(Com informações do Jornal de Notícias de Portugal)
Foto: Reprodução