Categorias
Brasil

Covid: 8 em cada 10 internados em hospital referência de SP não são vacinados

8 em cada 10 internados não são vacinados – Leonardo Martins/UOL – Em média, 8 em cada 10 pacientes internados em leitos de enfermaria e UTI para covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento da covid em São Paulo, não tomaram vacina contra a doença ou não completaram a imunização.

De acordo com secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, 76% dos 50 pacientes hospitalizados com confirmação ou suspeita de infecção pelo coronavírus na unidade não estão completamente imunizados ou nem ao menos tomaram a primeira dose da vacina.

Atualmente, há 145 leitos de enfermaria e UTI disponíveis na unidade, segundo a secretaria de Saúde.

“O dado reflete um cenário que nós já sabíamos: a importância da vacinação com duas doses e, claro, com a dose de reforço se for o momento” – Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado de São Paulo

O avanço de infecções por covid-19, principalmente com a chegada da variante ômicron (mais transmissível que as cepas anteriores), tem pressionado os prontos-socorros de hospitais brasileiros por atendimento.

Casos mais graves da doença refletem na alta de internações em enfermarias e UTI. Como há um salto de infecções, o fato de a maioria dos casos serem, em tese, menos agressivos não inibe que uma parcela significativa de pessoas desenvolva sintomas graves — sobretudo as que não tomaram as vacinas disponibilizadas pelo governo.

Apesar disso, estudos e autoridades apontam que há menos complicações causadas pela nova variante. Ao menos 85,54% da população de São Paulo recebeu ao menos uma dose de vacina e 79,85% completaram o esquema vacinal.

Em alta, a ocupação de leitos de enfermaria em hospitais de São Paulo está em 45,1% e, de UTI, 41,2%, de acordo com dados do governo de São Paulo.

Aumento de 30% nas internações

Na última semana, segundo a secretaria de Saúde, houve aumento de 30% nas internações, de forma mais intensa nos leitos de enfermaria.

Atualmente, há 6.135 pacientes internados no estado, sendo 4.161 pessoas em enfermaria.

“Preventivamente, a secretaria da Saúde desacelerou em janeiro qualquer redirecionamento dos leitos exclusivos para a assistência do coronavírus e, se necessário, ampliará a assistência exclusiva. Nos últimos dias, a pasta estadual remanejou as equipes dentro das unidades, autorizou plantões extras e reforçou as equipes terceirizadas para garantir a assistência”, afirma a pasta.

Na capital paulista, a prefeitura anunciou um “Plano de Contingência Hospitalar”.

Ao menos 1.110 leitos serão reservados para tratamento da covid-19. Outras 33 unidades de saúde tiveram o horário de funcionamento ampliado, até as 22h, e seis unidades passaram a funcionar 24h.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

Djokovic é detido novamente na Austrália após ter visto cancelado

O tenista sérvio Novak Djokovic foi detido pela segunda vez em Melbourne no fim da noite desta sexta-feira (14) após se reunir com funcionários da Imigração da Austrália.

O esportista teve o visto cancelado pela segunda vez por motivos sanitários e de “ordem pública”.

Leia a matéria completa aqui.

Ministra é afastada do governo Bolsonaro após pressão do Centrão

A ministra da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda (PL), se afastou do cargo nesta quinta-feira (13) e deve ficar licenciada do comando da pasta até o dia 21 de janeiro para ‘cuidar de assuntos particulares’.

O afastamento ocorre após ela sofrer intensa ‘fritura’ do Centrão em disputa pelo cargo que até então ocupava.

Leia a matéria completa aqui.

Ciro segue empatado com Moro e vence Bolsonaro em 2º turno, diz pesquisa

Pesquisa XP/Ipespe divulgada esta semana aponta que Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) seguem empatados na terceira colocação da disputa presidencial do fim do ano.

Leia a matéria completa aqui.

Leia mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile