Share This Article
A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (26) a reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga.
Pazuello foi ouvido durante dois dias na CPI na semana passada. Queiroga também já foi ouvido.
LEIA: Senador faz requerimento para convocar Bolsonaro a depor na CPI
A cúpula da CPI entendeu que era necessário ouvir novamente o ministro e o ex-ministro.
Gabinete paralelo
A CPI também aprovou a convocação de Arthur Weintraub e Filipe Martins, ex-assessores da Presidência da República, suspeitos de integrar o gabinete paralelo que teria assessorado o governo em assuntos da pandemia.
Outro suposto integrante do gabinete paralelo convocado foi o empresário Carlos Wizard.
Pazuello
Para o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o ex-ministro Eduardo Pazuello precisa prestar novo depoimento à comissão a fim de esclarecer contradições e mentiras que, segundo integrantes da CPI, contou nos dois dias que falou aos senadores.
OUÇA: Áudio: ‘Capitã Cloroquina’ diz que Fiocruz “tem pênis na porta, tapetes são do Che Guevara”
Um esclarecimento que a CPI pretende obter diz respeito à data em que o Ministério da Saúde foi informado sobre a falta de oxigênio em Manaus, no Amazonas, em janeiro deste ano. Eduardo Pazuello e a secretária da pasta Mayra Pinheiro apresentaram versões diferentes sobre o aviso.
Segundo Mayra Pinheiro, Pazuello soube do desabastecimento de oxigênio em Manaus em 8 de janeiro. À CPI na semana passada, o ex-ministro sustentou que apenas teve conhecimento da situação na noite do dia 10 de janeiro.
LEIA: Após decisão do TSE, Tabata Amaral integra partido clandestino da ‘Capitã Cloroquina’
Ainda sobre o general do Exército, Aziz disse que, se Pazuello voltar à CPI sem a proteção de um habeas corpus, o depoimento “não será da mesma forma” dos anteriores.
Fonte: G1
Randolfe Rodrigues comemora
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comemorou a aprovação no Twitter, assim que ela foi aprovada.
URGENTE! Acabamos de aprovar na CPI da Pandemia a reconvocação do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e do ex-ministro Eduardo Pazuello.
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) May 26, 2021
Documento da CPI: Forças Armadas negaram leitos disponíveis em hospitais militares
Diante de pedidos de estados e municípios, as Forças Armadas negaram o compartilhamento de leitos de enfermaria e de UTI com civis, apesar de haver vagas disponíveis em hospitais militares, segundo informações de documento enviado pelo Ministério da Defesa à CPI da Covid no Senado.
Leia a matéria completa aqui.
Variante indiana da covid-19 é detectada em SP
O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SP), identificou um caso com a variante indiana do coronavírus, chamada de B.1.617. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta quarta-feira (26).
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Senador cita ‘meme’ de Mia Khalifa, atriz pornô, na CPI da Covid
O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) citou um ‘meme’ de Mia Khalifa, atriz pornô famosa, na CPI da Covid, nesta terça-feira (25). A CPI da Covid agita o Senado brasileiro nas últimas semanas, principalmente em torno dos depoimentos explosivos a favor e contra o uso da cloroquina para tratar da doença, que se tornou uma pandemia mundial no ano passado.
Leia a matéria completa aqui.
Felipe Neto: “Ciro é único candidato viável com projeto de enfrentamento ao neoliberalismo”
O youtuber e empresário Felipe Neto publicou nesta terça-feira (25) que, na sua opinião, Ciro Gomes (PDT) é o único candidato viável com um projeto de enfrentamento ao neoliberalismo. “O projeto do Ciro é de enfrentamento ao neoliberalismo, enquanto o PT aliou-se a ele para governar”, escreveu.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.