Share This Article
Datena deve disputar prefeitura de SP – Nesta sexta-feira (30), o PDT paulistano promoverá um ato que terá como ponto alto a filiação do apresentador José Luiz Datena.
Na sigla, Datena é dado como nome certo na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024. O evento na sede do partido em São Paulo é tratado com uma espécie de lançamento da pré-candidatura.
Datena já desistiu de outras candidaturas nos últimos anos, mas desta vez sinalizou a integrantes do PDT que irá até o fim, o que tem empolgado a legenda do ex-ministro Ciro Gomes.
Jornalista sofre tentativa de censura de empresa bilionária do setor de TI; saiba
A corrida pela prefeitura de SP já conta com o candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) e com os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).
Questionado pela Folha de S. Paulo, o jornalista demonstrou cautela, mas confirmou o ato de sexta.
“No mais, depende do partido. Desta vez, sem queimar etapas”, afirmou cauteloso, embora animado com a possibilidade de disputar a cadeira do Executivo da maior capital da América do Sul.
O ato, em tom festivo, será na sede estadual do PDT, no Jardim Paulista, Zona Oeste da capital. Presidente nacional da sigla e ministro da Previdência, Carlos Lupi mostra otimismo e já trata Datena como o futuro “primeiro prefeito trabalhista da história” da cidade.
“Estamos nos organizando em São Paulo para termos o primeiro prefeito trabalhista da história, comprometido com as causas populares e priorizando a educação em tempo integral para nossas crianças”, afirmou o líder trabalhista à Folha.
Série A
Lupi reitera que Datena tem ligação grande com a população mais pobre da cidade e crê que sua candidatura vai ajudar o PDT a se fortalecer.
Antonio Neto, presidente municipal do PDT paulistano, diz que com Datena a sigla vai “jogar a série A”.
“A pré-candidatura do Datena é uma grande alegria, uma honra para o PDT. É um líder popular que tem uma grande empatia pelas dores do nosso povo e uma genuína vocação de trabalhar em prol de quem mais precisa”, diz Neto.
O PDT, com o próprio Neto, disputou a eleição de 2020 ocupando a vice de Márcio França (PSB), conquistando cerca de 700 mil votos. A chapa ficou em terceiro lugar, com Boulos indo ao segundo turno e sendo derrotado por Bruno Covas (que morreu em 2021 e deixou a cadeira para Nunes).
Antonio Neto defende que o PDT apresente um projeto para a capital paulista e defende que isso ocorra mesmo que uma parte considerável da esquerda se aglutine em torno de Boulos.
A informação sobre a vinda ao PDT veio a público em março deste ano. Já no mês seguinte, um vídeo de uma conversa dele com Boulos na casa do psolista vazou e na gravação, ele sugeria ao deputado “peitar” Lula e o PT, se colocando como possível vice do deputado.
A relação de Boulos com o PT está estremecida após o psolista votar contra – junto com todo o PSOL – o projeto do Arcabouço Fiscal, proposto pelo governo Lula e liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Datena tem feito críticas pontuais à gestão de Ricardo Nunes, seu virtual adversário e reclamou, por exemplo, da manutenção de R$ 35 bilhões no caixa da prefeitura, enquanto problemas se acumulam na capital.
Datena pode atrair eleitores de todos os espectros políticos e estrategistas avaliam que seu estilo popular e combativo pode causar impacto nos eleitores indeciso, hoje ainda maioria.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)