Share This Article
Proposta que obriga presidenciáveis a irem em debates – O deputado federal pelo PDT, David Miranda, apresentou um projeto de lei que exige que os candidatos à presidência e governo dos estados com mais de 3% de intenção de voto, participem de pelo menos três debates durante a campanha.
O apoiador de Ciro Gomes, com quem compartilha a mesma legenda – PDT (Partido Democrático Trabalhista) – protocolou um projeto de lei que tem como objetivo acabar com a “fuga” dos debates entre os candidatos, assunto muito polêmico nas eleições para presidente de 2018. Os candidatos ao governo dos estados e a presidência da república que de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral tiverem mais de 3% das intenções de voto, deverão, obrigatoriamente, participar de pelo menos três debates promovidos pela imprensa durante a campanha eleitoral. O projeto propõe que em caso de descumprimento da lei, o candidato deve ser multado em um valor entre R$50 mil e R$150 mil, além de interdição dos recursos do fundo partidário por um ano.
O projeto só entraria em vigor para as eleições de 2026, já que as regras para eleição deste ano já estão definidas no código eleitoral e na resolução do TSE.
David diz que a lei contribui para a qualificação do pleito, permitindo que os eleitores possam de fato conhecer as propostas e bandeiras dos candidatos, fortalecendo assim, a democracia.
DEBATES EM 2018
Nas eleições de 2018 houve grande polêmica entre os candidatos a respeito dos debates, principalmente pela constante ausência de Jair Messias Bolsonaro, que participou apenas de dois dos debates da campanha. O até então candidato alegava que sua falta se dava pelas sequelas da facada, que levou em setembro daquele mesmo ano. Após algum tempo Bolsonaro confessou que não gostaria de debater com Fernando Haddad por estratégia,
“Existe a possibilidade sim estratégica (de não ir a debate)”
afirmou em coletiva de imprensa.
Nas eleições deste ano ainda existe grande incerteza de como os candidatos se comportarão quando forem pautados e convidados a debaterem entre si. Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, se mostra como entusiasta dos debates, já deu declarações que quer debater com seus adversários, e sempre que provocado convida Bolsonaro, Moro e tantos outros líderes a conversarem com ele. Referindo-se a Lula disse
“Sei que está ficando repetitivo, mas o assunto é sério. Então, Lula, vamos debater quando? Não precisa ser na Jovem Pan ou na Globo, pode chamar para um debate no Instituto Lula. O que precisamos é discutir o Brasil, as causas dessa tragédia e propostas reais para salvar a nação.”
Por outro lado, Bolsonaro diz que pretende comparecer em todos os eventos desse tipo na campanha, mas não confirmou presença junto aos veículos de informação que estão organizando os encontros. Na campanha de Lula avalia-se que o petista não irá responder às investidas do presidente em alguns temas.
AGENDA DOS DEBATES
Um conjunto de empresas jornalísticas, composto por Estadão, SBT, revista Veja e rádio Nova Brasil FM, pretendem promover em setembro debates para o governo paulista no dia 17, e para Presidência da República no dia 24. Para o segundo turno preveem dia 15 de outubro (para governador) e 24 de outubro (para Presidência).
A seguir as datas de debates que serão promovidos pela imprensa:
PRIMEIRO TURNO
6 de agosto: CNN
9 de agosto: Jovem Pan
14 de agosto: Band
2 de setembro: RedeTV
8 de setembro: O Globo, Valor e CBN
13 de setembro: TV Aparecida
22 de setembro: Folha De S. Paulo e UOL
24 de setembro: SBT, Estadão, Veja e Nova Brasil FM
29 de setembro: TV Globo
SEGUNDO TURNO
3 de outubro: CNN
6 de outubro: Band
11 de outubro: Jovem Pan
24 de outubro: SBT, Estadão. Veja e Rádio Nova Brasil FM
28 de outubro: TV Globo
Com informações do Estadão
Foto: Divulgação
Leia também
O pré-candidato à presidência da república pelo PDT, Ciro Gomes, convoca militância paulista para três eventos abertos em São Paulo – Os eventos ocorrerão nesta sexta (27) e sábado (28), e passarão pela cidade de Jundiaí e pelos bairros localizados nos extremos sul e leste da cidade de São Paulo: Grajaú e Cidade Tiradentes.