Share This Article
Elvis aposta em arrancada em SP – Considerado uma das sensações do debate da Band com os candidatos ao governo de São Paulo e em alta nas pesquisas, Elvis Cezar (PDT) diz acreditar em uma arrancada na reta final da campanha.
Entrevista de Ciro no Roda Viva tem audiência recorde no ano; saiba
“O candidato que está liderando está caindo, o que está em segundo lugar está caindo, o governador já cresceu o que tinha de crescer, e agora somos nós”, projeta Elvis.
O ex-prefeito de Santana de Parnaíba concedeu entrevista exclusiva ao Brasil Independente e apresentou suas propostas acercas do mais diversos temas, além de demonstrar otimismo em um possível crescimento ainda maior nas pesquisas nas próximas semanas.
Na última pesquisa Quaest, Elvis apareceu com 2%, se firmando em quarto lugar na disputa pelo governo do estado.
“E essa última pesquisa da Quaest não pegou a sensação das pessoas a respeito do debate. Então, a gente tem uma expectativa muito grande de crescimento eleitoral nessa nas próximas pesquisas.”
Elvis credita o sucesso que teve no debate á franqueza com que falou ao povo paulista sobre os problemas de São Paulo.
“Nós tivemos um resultado espantoso, incrível do debate que as nossas propostas fluíram, entraram nas mentes do povo paulista e a gente pôde combater o bom combate com nossas propostas, com um projeto novo, mas preparado para governar São Paulo”
Assista e/ou leia a entrevista na íntegra, abaixo:
TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COMPLETA
THIAGO MANGA
Quem é esse candidato que foi a sensação dos debates da TV Bandeirantes? Quem é esse candidato que não para de subir nas pesquisas? Elvis está vivo e quer mudar São Paulo. É com esse mote que eu abro a conversa com o candidato do PDT ao governo de São Paulo, Elvis Cezar. Eu sou Thiago Manga e esse é o BRI .
Boa tarde candidato, eu já vou abrir com uma pergunta para você, fazendo uma brincadeira, para a gente descontrair. Bom, que semana que eu acho que você deve ter tido, porque no domingo lembro muito bem eu assisti, você foi uma das sensações do debate e foi muito bem no debate dos candidatos ao governo. Seu nome pipocou no Twitter, foi um dos mais mencionados .Eu tô sempre ligado nessas questões de redes sociais, nesta quinta-feira uma nova pesquisa confirma o seu crescimento nesse tempo Você tem crescido muito nas pesquisas de intenção de voto e foi que a pesquisa Quaest também indicou esse crescimento. E como eu sei, porque é um passarinho verde me contou Você, você é Palmeiras e na quarta feira, o Palmeiras ganhou nos pênaltis um jogo decisivo contra o Galo eu já abro te dando boa tarde e dizendo, “Que semana ein!?” Quando a fase é boa em Elvis!
ELVIS CEZAR
Olha, eu quero te agradecer, Thiago Manga por esse seu bom humor, por esse jornalismo que desperta a atenção um jornalismo competente e extrovertido. Eu quero te agradecer por essa oportunidade e para todos da sua audiência que estão nos assistindo. Muito obrigado. Verdadeiramente, essa semana foi uma semana de vitória, aliás, e está sendo uma semana de vitória. Domingo nós tivemos um resultado espantoso, incrível do debate que as nossas propostas fluíram, entraram nas mentes do povo paulista e a gente pôde combater o bom combate com as propostas, com um projeto novo, mas preparado para governar São Paulo.
THIAGO MANGA
Bom, o bom é começar do início. Primeiro eu quero falar sobre esse debate. Foi um debate que foi muito aguardado. A gente sabe que a gente vive num momento no Brasil, onde um monte de candidatos parece que não querem debater. E eu notei o seu entusiasmo de querer debater as propostas. Eu notei em você uma postura um tanto propositiva, mais focada em falar de como resolver a quantidade de problemas que a gente tem em São Paulo ao invés de apontar o que também é necessário às vezes, os erros e as falhas, as imperfeições de outras candidaturas. Mas eu queria saber de você o que você acha que se deve ao sucesso, que foi a sua participação, porque o seu nome foi um dos mais citados no Twitter. Chegou a ficar entre os primeiros lugares na política de São Paulo e eu notei isso. Os jornais comentaram sobre isso. O que você acha que se deve a esse sucesso? Que você teve com o público e com o telespectador nesse debate de domingo?
ELVIS CEZAR
Olha, Thiago, é verdadeiramente nós comentamos, nós abordamos os problemas que o povo de São Paulo está sofrendo. Problema de desemprego, problema da fome, o problema da quebra das empresas, da violência contra as mulheres, dos furtos, dos roubos, da falta de vagas de creche, de uma educação mediana que não prepara para a empregabilidade. Nós abordamos, de um excesso de arrecadação que o governo não pode falar que não tem dinheiro. O governo que passa dois anos primeiro de 2020 para 2021, com 29 bilhões de excesso de arrecadação. Depois de 21 para 22, com 54 bilhões. Não pode falar que não tem dinheiro para resolver os problemas de São Paulo. Em contrapartida, um governo cada vez mais rico e a população cada vez mais pobre. Eu vejo a periferia de São Paulo. A gente cresceu, Thiago em São Paulo, ouvindo falar da fome do Nordeste, infelizmente, essa fome chegou em São Paulo. A gente vê o número de pessoas pedindo pra comprar comida em semáforos, em padarias, em restaurantes proliferou de uma forma em São Paulo, nunca vista antes. Então, nós abordamos o tema. O tema dos empreendedores, que foi fundamental. São Paulo Com 54 bilhões, deixou você na mão, empreendedor, empreendedora, que precisava só de um crédito, de um capital de giro para sair dessa crise e produzindo, gerando empregos com prosperidade para o Estado, e você não teve alcance ou crédito e, mais do que isso, falar da periferia, falar da quebrada de São Paulo. Como diz o meu amigo Datena, o que ocorre sem vagas de creche, sem perspectiva de uma melhora. Violência contra todos os gêneros, mas especialmente contra as mulheres. Cada dois dias morre uma mulher de feminicídio, nós colocamos no fronte como resolver isso e apresentamos proposta para solução desses problemas.
THIAGO MANGA
Eu, particularmente, gosto muito de debate. Eu acho que inclusive, eu sou defensor irrestrito do debate. Eu acho que o candidato que não quer debater não pode querer concorrer. Bom, mas eu quero agora passar pela questão da pesquisa, porque já há cerca de 15 dias, 20 dias atrás, uma pesquisa já tinha apontado um crescimento seu significativo, dobrando das intenções de voto. E agora a pesquisa divulgada nessa semana também confirma essa mesma tendência. Elvis, você acha que está se desenhando, e a gente, claro, tem que mencionar que a campanha vai começar agora oficialmente, a campanha, de uma certa forma, ainda nem começou. Qual é a sua opinião? Acha que isso demonstra que tem espaço para uma arrancada por uma subida? E aí, como é que você avalia esses números que essas pesquisas têm mostrado.
ELVIS CEZAR
Olha, Thiago, faz quatro meses que nós iniciamos essa pré candidatura e agora como candidato, quatro meses e alguns dias e somos o candidato que mais cresceu nas pesquisas no Estado. E, veja bem, segundo o que você me fala e o que a gente tem de expertise das pessoas, o contato que a gente tem com as pessoas, que eu ando na rua, eu ando na rua naturalmente, eu converso com as pessoas, as pessoas falam comigo e falaram da empolgação nesse debate. E essa última pesquisa da Quaest ela não pegou a sensação das pessoas a respeito do debate. Então, a gente tem uma expectativa muito grande de crescimento eleitoral nessa nas próximas pesquisas. O povo de São Paulo tem 70% ainda que não definiram seus candidatos. O candidato que está liderando está caindo. O candidato que estava em segundo lugar está caindo. O governador já cresceu o que tinha que crescer e agora somos nós. Essa ação de propostas, de ir de encontro verdadeiramente com as soluções que São Paulo, que povo de São Paulo precisa. É um governo novo, que quebra o paradigma que sai da zona de conforto. E mais, nos últimos 20 anos Thiago, eu me preparei para estar aqui. Nos últimos 20 anos eu trilhei o bom combate, eu passei da Câmara Municipal para ser o presidente do maior conselho de cidades da América Latina, que é o Conselho de Desenvolvimento Econômico da região metropolitana do Estado de São Paulo, que congrega 39 cidades, a capital inclusive e 24 milhões de pessoas. Então, eu não fui pulando de fase, eu saí lá do fraldinha para chegar no profissional hoje, eu não pulei de fase para estar aqui. Eu fui me aperfeiçoar com bastante humildade. Ganhei todos os prêmios de gestão pública do Brasil. Eu participei e ganhei Thiago. Isso é uma questão de honra. Sem contar as políticas públicas que nós criamos para para Santana de Parnaíba, que se tornaram referência no estado de São Paulo e no Brasil.
THIAGO MANGA
Justamente, você falou de Santana de Parnaíba, me chamou a atenção porque eu ia perguntar a você sobre isso. Então já vamos falar disso agora, eu vou até recapitular isso que você acabou de falar. Foi duas vezes prefeito de Santana de Parnaíba. Você foi muito premiado em índices, inclusive reconhecido nacionalmente como Índice Firjan, entre outros vários títulos que a cidade sob a sua gestão recebeu.Teve avanços em várias áreas estratégicas que todo gestor gostaria de ver em seus mandatos e em suas realizações, como eu lembro, porque eu já estudei isso sobre a questão do Ideb, da questão da saúde pública, da questão da segurança pública também. O que eu quero te perguntar a respeito dessa sua experiência que você traz e como trazer essa experiência que você teve em Santana de Parnaíba para o estado por uma situação que é muito maior, os problemas também tem uma complexidade maior. Como levar ao eleitor Elvis?
ELVIS CEZAR
O Thiago, mas tem um braço de execução muito maior também. Isso precisa ser falado. Quando você passa um estado com 54 bi no caixa de excesso de arrecadação, isso mostra que tem uma chance maior de impactar as pessoas. E nós fomos criando políticas públicas que foram transformadoras. Por exemplo, a política pública de segurança. Peguei uma cidade entre a vigésima cidade da região metropolitana em indicadores criminais. Terminei a gestão, a cidade mais segura do Brasil. Esse é um exemplo, é uma construção, foi um fortalecimento. Passei por todas as fases. Como eu te disse, eu comecei lá de baixo, como que peguei uma guarda desestruturada sem salários, sem estrutura, sem armamento, sem viatura, sem nada e fiz esse passo a passo estruturação de carreira, estruturação salarial, valorização, viaturas, armamento e estratégia. Treinamento contínuo e trabalho em conjunto com a Polícia Militar, com a Polícia Civil. E assim a gente foi montando uma estratégia de implantação do sistema que detecta na cidade implantação de videomonitoramento e chegamos hoje. Segurança não é só isso. Olha, eu quero falar isso bem claro para você que está nos assistindo agora. Segurança não é só o preventivo, não é só a Polícia Civil, elucidação estratégia, Polícia Militar, Guarda Municipal. Segurança são políticas públicas, sociais, segurança é cuidar da periferia, segurança é dar oportunidade, esperança, segurança é ter vaga de creche, segurança é ter uma educação de qualidade na periferia para quem mais precisa. Segurança é ter um parque, um campo de futebol, uma quadra de vôlei de areia, uma pista de cooper para as mulheres, é a integração, segurança é ter um ensino com merenda de melhor qualidade na mesa. Isso é segurança, é você ter um sistema de saúde eficaz, profissionalizante ou a capacitação profissional, abertura de emprego é todas essas políticas públicas reunidas que fizeram de Santana de Parnaíba um destaque para o Brasil. Agora a gente não tem muito tempo para explicar o passo a passo de como construir, mas a gente tem aqui e a gente vai enfrentar a questão de segurança de frente. Como? Em primeiro lugar, o déficit de policiais nunca foi tão grande, Thiago no estado de São Paulo, a Polícia Militar, sem homens, a Polícia Civil, sem homens. A gente vê que faltam delegados, delegadas, investigadores e escrivães. A Polícia Técnico-Científica totalmente desestruturada. Delegacias da Polícia Civil imprimindo ainda documentos com impressoras matriciais. Ainda muito precárias, como a gente vai enfrentar isso? Contratando policiais, valorizando verdadeiramente os policiais. Eu pedi para o governador explicar isso. Eu pedi para o governador explicar por quê que ele não valorizou os policiais e ele não soube explicar isso. Então, a valorização dos policiais, contratação. Outro ponto é empregar tecnologia. Você não pode só ter tecnologia em cidades e regiões ricas. O Estado tem que levar a tecnologia às cidades em desenvolvimento econômico para criar cerca virtual, para rastrear o crime, para combater. Outra coisa que perguntei para o governador, como está combatendo o crime organizado? Olha, o crime organizado nós vamos combater na lavagem de dinheiro com a Secretaria de Fazenda, nós vamos sequestrar o dinheiro do crime com inteligência e que combate o feminicídio. É oportunidade. A gente quer ir e eu tenho uma proposta aqui que eu até não falei que é colocar essa tornozeleira, no homem que está acusado de agredir uma mulher para acompanhar de perto, a polícia saber onde ele está, se ele está perto do domicílio da mulher e passar vergonha, precisa passar vergonha esses homens canalhas que batem nas mulheres precisam andar de tornozeleira pra passar vergonha. Você está entendendo? Isso aí é uma forma de coibir, perguntei isso ao governador se omitiu. Depois de três dias, ele veio falar do feminicídio, enfim. Olha, se não está preparado para falar na hora, não debate.
THIAGO MANGA
E deixa eu correr para a segurança, que é muito importante e achei muito interessante essa proposta na questão do tornozelo, porque eu acho que expor o agressor é importante e a sociedade está cada vez mais caminhando. Ele está caminhando nesse sentido, de expor.
ELVIS CEZAR
Sim, colocar um detalhe rosa na tornozeleira, que assim todo mundo vai saber que é agressor de mulheres.
THIAGO MANGA
Sim. Isso é muito bom. Mas deixa eu sair da segurança e vou atravessar para o que parece que é muito diferente mas não é porque você mesmo até citou. Acho que você hoje está no Partido Democrático Trabalhista, o partido fundado por Leonel Brizola. Um cara que sempre apostou na educação pública como o transformador da sociedade brasileira. Hoje o candidato do PDT à presidência do país é Ciro Gomes, é um cara que também aposta nesse tipo de educação pública. Ele vem do Ceará, que é o Estado que tem uma educação pública exemplar e que apresenta excelentes índices. Quero te perguntar sobre educação pública. Você está num partido que a bandeira da educação é muito grande e eu vejo muito também falar sobre isso a sua vice, Gleides Sodré, que também é uma mulher, a sua vice, estávamos falando agora de eleições e mulheres, de ter uma vice, uma mulher pedetista que defende também muito forte a bandeira da educação pública. Qual é o plano? Qual o plano do Elvis para a educação pública? Como fazer a educação pública de São Paulo avançar? Porque está perdendo a corrida.
ELVIS CEZAR
Thiago, eu só quero complementar a respeito das mulheres. Falar o seguinte, que eu vou dar oportunidade para as mulheres, vou criar uma frente de trabalho específica para mulheres e para homens, mas efetivamente para abranger os dois gêneros e falar o seguinte, que eu vou investir na mulher empreendedora da periferia, a mulher empreendedora da periferia que hoje, de cada dez são quatro, que vendem bolos, que tem oficina de costura, que é pedreira. Aqui não interessa o que ela seja, dona de oficina, de carro, doceira, enfim, eu vou gerar crédito e não tem essa de negativado não vai ter crédito, não. Se eu não resgatar essa mulher, quem vai resgatar? Como que nós vamos fazer depois do Covid, esse estado produzir? E eu vou gerar milhares de empregos com o Banco do Povo, dinheiro tem só não tem firmeza e visão estratégica para essa mulher sair do cativeiro. E muitas mulheres suportam violência por conta da dependência econômica da família, dos filhos e tantos outros problemas. Mas voltando à educação, eu tenho um orgulho tão grande, sabe? Eu não acompanhei a carreira do Leonel Brizola, porque quando eu criei consciência política, ele já tinha parado, 1989 foi a última eleição dele e eu ainda era muito, muito criança. Não tinha ainda uma consciência política muito grande, mas eu fico muito feliz dele representar o movimento pela educação no passado do nosso país. Um homem que fez seis mil e trezentas escolas, que já tinha a visão estratégica do ensino integral, que já tinha a visão estratégica do ensino para a empregabilidade. Então, isso eu fico muito feliz. Eu sou um produto da educação, Thiago. Eu estudei em escolas públicas a vida inteira, a vida inteira. Eu sou um produto da educação. Eu tive a honra e o prazer de ser prefeito numa cidade onde a educação é 100% municipalizada, do berçário ao ensino médio, a educação completamente municipalizada e com resultados fantásticos. E eu quero falar de cada módulo da educação para você. Primeiro lugar, falar da educação mais importante, que é a educação infantil. Nós conseguimos zerar as filas da creche e zerar a fila da creche é a coisa mais importante que tem para a sociedade, para a mulher, para a família, para o desenvolvimento econômico da cidade, para a criança. No ensino infantil é onde são criadas as sinapses cerebrais que abrem por meio de estímulos a construção de um cérebro, de uma grande pessoa, de uma grande mulher, de um grande homem. Nós universalizamos o ensino infantil. Antes da época, todas as crianças na escola, fizemos um ensino fundamental muito forte, muito fundamentado e tivemos assim o maior crescimento do Ideb do Estado de São Paulo em 2017. Então, batemos todas as metas e no ensino médio, hoje saiu uma pesquisa que nós ganhamos mais um prêmio. Eu vou ler a matéria pra você. O ensino médio voltado à empregabilidade dá um show em Santana de Parnaíba. A gente vê aqui no Jornal Giro mostra outra matéria. Eu quero mostrar aqui pra você. Caged, tem fonte. Então mostra que “Parnaíba e Carapicuíba – eu nasci em Carapicuíba – a maior admissão com ensino médio” Eu vou ler a matéria que “Segundo dados do Caged, 8 dos 12 municípios da região registraram, no primeiro semestre de 2022, saldo positivo de pessoas com carteira assinada com ensino médio completo. Ou seja, essa foi a escolaridade predominante de janeiro a julho, Santana de Parnaíba lidera com saldo positivo de 2344 pessoas com ensino médio completo e empregadas” O que eu quero falar pra você tá aqui, eu já fiz, tá aqui no jornal de hoje. É isso que a gente precisa levar para o Estado de São Paulo, o ensino médio para retomada econômica voltar para a empregabilidade. E o que isso quer dizer? Nós vamos dar curso de programação. Nós vamos dar cursos de Phyton, de social mídia, de videomaker , programadores de web, programadores de games e essas são as profissões em que nós temos 300.000 vagas abertas. É assim que a gente vai estruturar e assim nós vamos abrir a visão para duas vertentes importantes: ensino superior e empreendedorismo. Nós vamos abrir a visão do jovem e no ensino superior, nós vamos revolucionar o acesso ao ensino superior nas faculdades, nos cursos públicos por meio disso. Eu quero falar aqui pra terminar esse tema da Univesp. A Univesp, Thiago, ela reproduz os cursos da USP, Unicamp e Unesp e só temos 50.000 pessoas fazendo os cursos. Nós vamos fazer no segundo semestre de 2023, meio milhão de pessoas estudando esses cursos. Nós vamos democratizar o acesso ao ensino superior por meio da Univesp, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. E isso não tem uma campanha, não tem nenhuma instrução, não tem nenhuma orientação vocacional. Abrindo a visão e montando a estratégia de futuro dos jovens. E é assim que nós vamos conduzir a educação de São Paulo.
THIAGO MANGA
Tá vendo só eleitor!? Vê se o candidato tinha alguma coisa na ponta da língua para falar sobre educação e tinha muita coisa para falar, saiu bem. Gostei de seus planos, Elvis. Bom, pra gente chegar aqui na metade da entrevista vou fazer um bate bola. Eu era muito fã da Marília Gabriela, uma entrevistadora, e ela fazia um bate bola, um jogo rápido. Antes de chegar lá, a última pergunta do primeiro bloco pra a gente fazer essa brincadeira e a gente vai para a reta final. Vamos dizer assim, Elvis Cezar, eleito governador de São Paulo, qual é a primeira prioridade do governador Elvis?
ELVIS CEZAR
Cinco prioridades. Primeiro lugar já montar estratégia de assistência social para todos os moradores de rua do Estado de São Paulo, para todos, todos com comida e higienização, guarida, cadastramento, enfim, todos. Primeiro lugar, ninguém mais morre nas ruas em São Paulo. Em segundo lugar, criar trezentas mil vagas de frente de trabalho, duzentas mil para todos os inscritos no caso do cadúnico, e cem mil bolsas de estágio para você jovem da periferia que está fazendo o ensino médio, pra você jovem da periferia, que está fazendo a universidade para pagar os estudos e ajudar em casa. Quarta situação, criar o maior, o maior programa de crédito para os empreendedores no estado de São Paulo, São Paulo tem 10 milhões de empreendedores e esse governo deixou na mão, milhões de empreendedores que quebraram, nós vamos reativar vocês. Vou investir no empreendedorismo, sobretudo criando linhas de créditos especiais para empreendedores que estão mais avançados, menos avançados e, em especial, o empreendedorismo feminino. Mulher, eu vou investir em você empreendedora, investir nas suas habilidades de gestão, de comunicação, de venda. Vamos somar forças. Você vai ter capital de giro, vai ter crédito para tocar o seu negócio, para vender, para para produzir, para entregar. Nós vamos investir. Eu vou investir na mulher empreendedora da periferia. E assim nós vamos pro quinto que é reduzir impostos, reduzir impostos é fundamental. Nós vamos fazer uma estratégia para reduzir impostos e estimular a economia para avançar, essas são as medidas. E aí, nesse contexto, está o decreto da revisão de todas as praças de pedágio do Estado de São Paulo. Não é possível que esses valores estejam corretos. Se eu falar pra você de Ribeirão a Sertãozinho, 16 quilômetros, 7 R$ de pedágio paga na ida e na volta, você acredita nisso? Motocicleta na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, todas as praças cobram das motos. Isso é uma trava ao desenvolvimento econômico de São Paulo. E o que gera isso? Desemprego, recessão, estagnação.
THIAGO MANGA
Talvez eu não tenha estatística, sabe? Mas eu chutaria que talvez São Paulo tem as maiores taxas de pedágios do Brasil, porque chama muita atenção. Bom, Elvis Cezar é candidato do PDT ao governo de São Paulo, jovem, ex-prefeito, com ideias novas. Bom, a gente vai fazer o bate um bate bola, um jogo rápido pra dar uma quebrada ou fazer pequena pergunta de uma respostas. Vou te perguntar algumas coisas simples, e você me dará uma resposta simples. Daí a gente embala já pra reta final da nossa entrevista. Tô gostando muito do nosso bate papo. Espero que você também. Bom, o bate-bola, um jogo rápido. Uma homenagem à Marília Gabriela. Grande entrevistadora brasileira. Bom, primeiro. Uma música…
ELVIS CEZAR
Uma música. É preciso saber viver.
THIAGO MANGA
É preciso saber viver. Tá. Um filme.
ELVIS CEZAR
A vida é bela.
THIAGO MANGA
Bela escolha. Esse filme é muito bonito. Filme de superação. Um medo.
ELVIS CEZAR
Eu não tenho medos, mas o medo de falhar com os meus valores.
THIAGO MANGA
Boa resposta. E pra terminar esse nosso bate bola? Um sonho.
ELVIS CEZAR
Governar São Paulo é um grande sonho.
THIAGO MANGA
Sonho que pode estar mais perto do que parece, porque você está na disputa. Você já está consolidado. Hoje a gente olha para o quadro. Só existem quatro candidatos ali que tem chance de performar é você é um deles. Agora vamos para a segunda parte da entrevista. Eu não sou nenhum especialista no assunto, mas acompanho política desde garoto. Sou uma pessoa interessada. E eu sei que faz muita diferença quando um candidato ainda não é muito conhecido da população. Estou dizendo isso porque você é um jovem candidato, apesar de você já ter uma carreira bastante significativa na política. Você é jovem. Você é um candidato jovem, a primeira vez que você disputa o estado de São Paulo. Com o começo oficial da campanha eu acho que tem aí um gap, sabe? Tem um espaço aí para as pessoas poderem te conhecer, conhecer as suas ideias, a sua vida, a sua trajetória. Eu vi aqui um comentário mais cedo, um entusiasta da sua candidatura escreveu assim: “Elvis não morreu e vai mudar São Paulo”. O pessoal fez um meme na internet sobre seu desempenho no debate. Aí tinha a foto do Elvis Presley em cima, como o Rei do Rock, e a sua embaixo, com o cabelo do Elvis, como o Rei do debate. Achei aquilo o máximo. Minha pergunta: tá no script se movimentar buscando o eleitor jovem de São Paulo, que pode, às vezes se interessar por uma brincadeira dessa e aí passar a conhecer quem é o Elvis César quem é esse candidato que quer mudar São Paulo? Isso está no plano de você? Como é que vocês encaram esse eleitor jovem, que é cada vez mais decisivo no Brasil?
ELVIS CEZAR
Olha, a gente tem conversado diretamente com os jovens. A gente tem o apoio da Juventude Socialista do partido, que é uma galera extraordinária. E eu falo constantemente de políticas públicas transformadoras, de oportunidade para os jovens, de um ensino de extrema qualidade, de gerar emprego de nível universitário. Mas, mais do que isso, falar de cultura para a juventude, falar de esportes, falar de coisas que possam completar a juventude. É falar de música, de esporte, de cultura, de educação, de trabalho, de emprego, de oportunidade de espaços como parques, voltados à juventude, de festivais culturais, de shows, de atrações, enfim, de Viver a vida, como como a juventude espera uma vida em abundância, uma vida com oportunidade, com crescimento, com prosperidade, com locais adequados de cuidar da juventude, da periferia.Sabe, eu tenho o coração inclinado para a periferia. Porque eu saí da periferia. O jovem da periferia precisa ser cuidado, ter oportunidade, ter condições de um bom ensino. Um bom parque de atividades culturais, esportivas, emprego, oportunidade de empreender, um ‘cowork’. É disso que eu falo para a juventude. E eu quero ter essa oportunidade. Se Deus me der essa oportunidade de ser governador, nós vamos revolucionar a gestão pública em favor da juventude paulista.
THIAGO MANGA
Você acabou de mencionar uma figura que eu iria falar agora, que é de Deus. Antes de mais nada, faço meu relato aqui, eu sou eu sou cristão. Eu acredito muito em Deus, tenho muito orgulho, muita honra na minha espiritualidade.Mas o meu Deus, Jesus, é o Jesus do amor. Faço questão de dizer isso aqui, porque hoje no Brasil tem gente usando o nome de Deus para promover ódio e outras coisas que não cabem na minha relação com Jesus, com Deus. E digo tudo isso porque eu tive um problema de saúde do aqui restaurado. Os nossos leitores e telespectadores também sabem disso.Perdoem aqui o Manga por às vezes dar uma enrolada (na língua), mas estou me recuperando muito bem. Sou fruto de um milagre de Deus. A minha pergunta para você é o seguinte: eu vi o quanto é bonito uma cerimônia que vocês fazem historicamente em Santana de Parnaíba e eu vi quando aconteceu agora, há pouco tempo, foi na Páscoa. Aquilo me chamou muita atenção. Eu fiquei com vontade de conhecer no ano que vem. Conhecer esse esse momento que vocês têm lá. E puxo esse gancho por ter visto lá em Santana que tem essa relação de respeito com essa religiosidade do povo brasileiro, que tem que ser respeitada, de querer saber qual é a sua religião, se você tem uma religião e como é que você se relaciona, politicamente com essas questões?
ELVIS CEZAR
Eu sou católico e frequento todas as religiões, mas vou muito também nas igrejas evangélicas. Na verdade, como prefeito, fiz visitas a todas e respeito todas as religiões, inclusive as de origem afro. A gente respeita como? Como eu tenho falado assim para as pessoas, as pessoas às vezes acham estranho. Eu falo assim: ‘o que Jesus faria se se se fosse para conviver com outras religiões?’ Então eu quero me comportar da forma que Jesus se comportaria. É essa a minha forma. Sendo cristão, eu me comporto de acordo com o que Jesus faria. Eu tento inclinar meu coração para esses ensinamentos. Quanto ao ‘Drama da Paixão’, a maior festa do cristão é a ressurreição. E é quando a gente tem a Páscoa. E esse espetáculo não foi eu que criei, já existe em Santana de Parnaíba faz quase 30 anos e hoje é o segundo maior espetáculo aberto do Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. É um motivo de honra para nossa cidade e é um marco histórico, um marco cultural, um marco religioso. Eu fiz esse espetáculo por sete vezes. Com recorde de público, é uma festa maravilhosa. Turistas de todos os lugares de São Paulo e mais de 500 pessoas, entre atores e figurantes. Mais de 500 pessoas atuam no espetáculo e para organizar tudo, são mais de duas mil pessoas. Gera emprego, gera renda, gera uma mensagem positiva. O investimento na cidade retorna por meio de uma marca. Eu lembro que o último espetáculo, nós tivemos mais de 01h20 de transmissão ao vivo pela grande mídia. É a marca positiva, transformadora da cidade né? Então a gente vê isso e vê o que nós não podemos permitir de nenhuma forma, intolerância religiosa. Eu acho que a gente tem que respeitar as pessoas, inclusive as pessoas que não creem em Deus também. A gente precisa respeitá-las e avançar. Mas nós que temos fé, irmão, e você que é um cara que é um milagre de Deus, precisamos testemunhar essa fé na prática. Na verdade, testemunhar e avançar falando, você precisa falar e gravar muitos programas para mostrar o milagre que Deus fez em você, porque você está falando muito bem. E mais do que isso, além de falar bem, o seu raciocínio fino, está muito bom.
THIAGO MANGA
Você, além de um excelente candidato, é uma pessoa muito generosa, muito obrigado pelas suas palavras e para os telespectadores que não sabem: no dia 20 de maio eu tive, infelizmente, um AVC. Perdi totalmente a capacidade de comunicação, quase perdi a própria vida, fiquei internado um tempo e de lá para cá venho me recuperando muito bem. Estou muito feliz, essa primeira é a entrevista em vídeo que eu faço depois do acidente. Estou muito feliz de poder voltar com uma grande entrevista, com uma grande figura e que tem batido muito bom, muito legal. Agora vamos caminhar pra nossa reta final. Sei que você está numa correria. Candidato a governador, então tem 1000 agendas, compromissos e reuniões, de lá para cá, eu não sei como é que você aguenta (risos). Desejo boa sorte e bastante saúde a você como para todos os candidatos, que estão nessa luta aí pra conversar com o povo paulista. A gente falou da intolerância. Logo me lembro, infelizmente, do caso da semana: a esposa do presidente cometeu um ato de intolerância, foi amplamente criticada, a Michelle Bolsonaro. Estou falando isso porque vou puxar a questão nacional da discussão, já que Ciro Gomes é candidato à Presidência da República pelo PDT, seu partido, e ele tenta quebrar, furar essa polarização que a gente está vendo no Brasil, que já fez mal ao país e que hoje está muito forte, entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro. O Ciro continua performando bem, próximo dos dois digítos e a gente sabe que a pesquisa não é propriamente a urna, então, tá no jogo. Enquanto não chegarmos no dia 2 de outubro, está aberto. Quer saber quais são as suas impressões sobre Ciro Gomes, sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento, essa disputa toda, essa polarização. Quero saber as suas impressões sobre isso e se você acha que São Paulo possa ser talvez o lugar para um início de mudança, de quebrar essa polarização e talvez a sua candidatura possa ajudar nisso…
ELVIS CEZAR
Eu tenho grande convicção nesse sentido, que São Paulo vai ser uma virada de chave nessa nova fase. O jogo vai começar dia 15. O jogo, a eleição, começa dia 15. Nós temos a candidatura que mais cresceu aqui no estado de São Paulo. Isso está comprovado e olha que a pesquisa não pegou ainda. Depois do debate, se pegar a impressão dos paulistas depois do debate, eu acredito, eu tenho certeza que nós teremos resultados ainda melhores. E nesse sentido, eu vejo que o Ciro tem o voto consolidado. O Ciro tem o voto consolidado no estado de São Paulo, que gira em torno de 10, 12% e a gente vai ampliar essa margem. E aí também mora, reside a nossa chance. Quando eu levar os meus eleitores para o Ciro e o Ciro trazer os eleitores dele e nós unificamos forças junto com Aldo Rebelo, nós vamos ter uma super candidatura aqui em São Paulo, e o Ciro vai crescer com isso eu tenho certeza, porque o Ciro vale a pena prestar atenção no Ciro por alguns motivos. O Ciro foi o melhor governador do Brasil, o ponto número um. O Ciro fez a melhor educação, a melhor educação do Brasil no Ceará. O Ciro tem 40 anos de vida pública e é ficha limpa, tem o nome limpo e o Ciro tem o Projeto Nacional de Desenvolvimento, que é um projeto estratégico para mudar. Para você que não conhece o projeto, eu vou resumir o aqui, é mudar a estratégia da economia, mudar o modelo de tributação para que ocorra uma justiça fiscal onde os mais pobres vão pagar menos para que a gente possa fazer o processo de reindustrialização. E nesse processo vai de encontro com a necessidade que nós temos de eliminar a fome, de combater a miséria e de criar empregos. A transformação rápida pela criação de empregos, por meio das indústrias, por meio das obras públicas, por meio da construção civil, por meio do crédito para o empreendedorismo por meio das frentes de trabalho. Recuperar toda essa situação econômica drástica que o país está vivendo. O Ciro, ele tem uma inteligência especial para reduzir o preço dos combustíveis e isso vai de encontro com o que nós necessitamos claramente no país, porque impacta diretamente no preço da comida que chega na mesa do trabalhador. Então, em poucas palavras, vale a pena olhar para o Ciro.
THIAGO MANGA
Eu acho importante, como a gente está se encaminhando aqui para o nosso tempo final. Eu acho que você tocou num ponto chave, inclusive para São Paulo. E você disputa a eleição para o governo do Estado, o preço dos combustíveis hoje em São Paulo, não só em São Paulo mas no Brasil também, estão em patamares astronômicos e inviabiliza muitos negócios, causa desemprego, causa quebra de empresas e de novas empresas e de antigas empresas. Então, acho que se alinha muito. Eu acho que em São Paulo, o Ciro costuma dizer muito, você teve em Brasília, na homologação da candidatura do Ciro. Eu me lembro que ele estava no palco lá e ele chamou e falou que as soluções dos problemas do Brasil tem que começar por São Paulo e acho que é importante ter essa visão, ele deixa isso muito claro. Para terminar, você tem uma boa relação com ele, você conversa com o Ciro? Como tem sido a relação de vocês? Porque me parece também que São Paulo também precisa de um projeto de desenvolvimento que reúna, que faça de novo esse estado ser o motor, ser a locomotiva do Brasil que ainda é, mas que parece que perde força. E aí, com isso para o Brasil, também sofre.
ELVIS CEZAR
Olha, esses últimos cinco meses eu tenho, primeiro conheci o Ciro tenho convivido com ele e eu tenho aproveitado ao máximo essa experiência de 40 anos de gestão, de experiência do Brasil, da economia do Brasil, de como fazer um desenvolvimento econômico, de como alterar situações gravíssimas do Brasil para a gente combater essa recessão drástica que nós estamos vivendo. E o Ciro é interessantíssimo a capacidade intelectual, a inteligência dele, a habilidade que ele tem para apresentar propostas que são factíveis e que possam ser colocadas em prática para a gente melhorar a vida das pessoas. É isso. E eu falo para você que está me ouvindo. Você precisa acreditar nesse projeto do Ciro. Às vezes ele fala um pouco com um tom professoral, maestral, mas o que ele fala e tem convicção, está certo. E você, as vezes que não entender isso, que tem uma dificuldade, eu vou traduzir em poucas palavras no que o Ciro fala. O Ciro fala em estimular a economia, apoiar a reindustrialização, apoiar as indústrias a gerar empregos, a eliminar a fome, combater a miséria, a fazer prosperar, a mudar o sistema tributário do país, para que os pobres possam pagar menos tributo, para fazer uma justiça fiscal maior. O Ciro combate o preço do combustível de uma forma veemente e transformadora. Então, o que eu vejo assim é um grande aprendizado. Você está perto do Ciro, ouvir o que o Ciro fala é um grande aprendizado para mim e em especial. Com bastante humildade eu falo isso e eu acho que para todas as pessoas, o Ciro é um quadro relevante para o Brasil, para a política brasileira, para trazer a disputa eleitoral não para o plano do ódio, mas para o plano das propostas, do que pode melhorar a vida do povo brasileiro.
THIAGO MANGA
Bom, muito legal Elvis. O Brasil independente já diz o nome. O Brasil Independente é um jornal que é um portal que acredita muito na soberania nacional, no desenvolvimento do Brasil e de um Brasil para todos os brasileiros, porque acho que é muito complicado quando a gente vê o desemprego explodindo, a miséria explodindo e os bancos batendo recorde de lucro, todo mundo tem que ganhar num país que progride, se não, não é justo com as pessoas, se não também, gera o ódio, gera a ignorância. As pessoas acabam cedendo aos piores sentimentos, porque a injustiça é muito grande e ela está clara. As pessoas ficam meio confusas, sem entender o porquê que a vida está sendo tão injusta com elas. E acho que o Ciro acerta muito em fazer um diagnóstico bem técnico, mas também humano, muito humano, um humanista, bom Elvis, em nome do BRI eu queria agradecer a sua presença. Foi uma grande participação. Gostei muito, espero que você tenha gostado também. Desejo boa sorte na sua candidatura. Que você continue sendo esse cara cheio de energia, animado, ativo, altivo, certo? Agradeço muito a sua presença e abre espaço para que você queira, se quiser dizer suas últimas palavras. Para encerrar essa entrevista, foi um prazer muito grande para mim poder conversar com você nessa tarde, Elvis.
ELVIS CEZAR
Thiago, Thiago Manga, deixa eu lhe dizer uma coisa, você me inspira a seguir firme, lutando para ser o governador do Estado de São Paulo. Sabe por que? Porque você é um paulista que não desiste nunca, rapaz, para o seu exemplo de superação, uma pessoa que passou por um AVC, que tem essa capacidade intelectual invejável, é uma pessoa que tem um raciocínio adequado, que faz a leitura política do país e econômica muito bem feita. E eu quero ser governador para isso, para poder impactar a vida das pessoas. Eu sou um homem de propósito. Eu falo mais pra você. Eu, como você, só estamos aqui. Só estou aqui por conta de Deus, que Deus fez coisas grandes na minha vida. Deus me preparou, me qualificou e me tirou de uma situação muito inferior. E me colocou hoje para disputar o governo do Estado, hoje pela oportunidade que Deus me deu. Deixa eu só lhe dizer, eu sou o quarto de 45 milhões de paulistas. Eu sou a quarta opção para governar o Estado de São Paulo, com quatro meses de campanha, de candidatura. Só que nós vamos crescer porque não tem, não tem obra pela metade. Nós vamos, assim como você vai voltar a ter uma dicção perfeita. Nós vamos fazer uma campanha perfeita e nós vamos entrar no coração e na mente das pessoas para falar de uma forma autêntica e sincera a respeito de que São Paulo pode mais, que tem como fazer mais por São Paulo, que São Paulo não pode aceitar uma educação na média, entre as dez melhores do Brasil, São Paulo tem que ter a melhor educação do Brasil, e nós vamos fazer aqui. Que São Paulo não pode ter filas de cirurgias e falta de medicamentos de remédios, São Paulo tem que ser exemplo de saúde pública para o Brasil e para a América. As pessoas não podem andar por São Paulo pensando em esconder seus celulares. São Paulo tem que ter um exemplo de política pública de segurança e ser assim uma cidade de oportunidades, de transformação e que leve essa sensação de segurança, reestruturando as forças policiais, dando dignidade e dando a segurança que o povo paulista merece. São Paulo tem que ser o carro chefe da economia do Brasil. São Paulo tem que fazer frente de trabalho, gerar empregos, dar oportunidade, aumentar esse número de 10 milhões de empreendedores, apoiar a indústria e gerar empregos, empregos com bons salários, transformação, oportunidade. São Paulo precisa cuidar do povo da periferia. São Paulo precisa cuidar do povo da periferia. São Paulo não pode, não pode virar as costas para quase 30 milhões de pessoas que moram em condições periféricas. Nós precisamos apresentar um projeto de oportunidade, de ensino voltado para a empregabilidade. São Paulo precisa cuidar das mulheres, combater o feminicídio, combater os agressores. São Paulo precisa zerar vagas de creche. São Paulo precisa investir nas mulheres empreendedoras. São Paulo é São Paulo, Thiago. E é dessa forma que eu quero chegar lá e é seu governador que vai mudar a história, é dessa forma, lutando, combatendo o bom combate com o seu apoio, com o apoio de todos que estão nos assistindo porque São Paulo pode mais. Você merece mais. Nós, juntos, vamos construir o estado de São Paulo, dos nossos sonhos, amigo. Muito obrigado pela entrevista. Deus abençoe! E um abraço para você que acompanhou essa entrevista conosco.
THIAGO MANGA
Esse foi Elvis Cezar, candidato do PDT ao governo de São Paulo. Portanto, não esqueçam eleitores paulistas. Elvis está vivo e quer mudar de São Paulo e quer contar com seu voto. Muito obrigado Elvis, até a próxima. Boa sorte! Deus te abençoe, meu irmão! Um abraço!
ELVIS CEZAR
Amém! Obrigado!