Share This Article
Extinção da UERJ – O deputado Anderson Moraes (PSL-RJ) anunciou nesta terça-feira (25) que protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um Projeto de Lei onde realiza um pedido para extinguir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LEIA: Presidente da Câmara, Lira analisa pedidos de impeachment contra Bolsonaro
LEIA: Rejeição à Bolsonaro dispara, sobe 5 pontos em 15 dias e atinge 59%, diz pesquisa
O PL também concede direito para que os bens da UERJ e seus alunos sejam remanejados para universidades particulares. Além disso, o que não for contemplado na absorção, seria transferido para outras unidades de ensino superior do estado, como a UEZO e a UENF.
ASSISTA: Vídeo: Senador cita ‘fake news’ na CPI sobre CoronaVac e ‘fetos abortados’
LEIA: Ex-BBB paga pelo governo para defender ”tratamento precoce” está com Covid
Em seu perfil nas redes sociais, o deputado justifica seu pedido criticando o gasto de dinheiro público usado para sustentar a Universidade. Em seu pedido, o deputado alega “nítido aparelhamento ideológico de viés socialista na Universidade” como uma justificativa para o fim da UERJ. Quando se candidatou, em 2018, Anderson Moraes possuía apenas o ensino médio concluído.
LEIA: Pesquisa do DEM aponta movimento “nem Bolsonaro, nem Lula”
LEIA: Desemprego bate recorde e atinge quase 15 milhões de brasileiros
Nas redes sociais, universitários e participantes do sistema acadêmico responderam ao comunicado do deputado lembrando que a UERJ é uma das dez maiores universidades do país, pioneira no sistema de cotas e responsável por garantir acesso ao ensino superior para as classes mais pobres.
Protocolamos projeto de lei que dispõe sobre a extinção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ – e a transferência da oferta de vagas à instituições privadas.
BALBÚRDIA nas universidades custeadas com o dinheiro do povo, nós não iremos aceitar!— Anderson Moraes (@deputadomoraes) May 25, 2021
Veja algumas reações ao projeto de deputado bolsonarista:
O deputado Andersona Moraes protocolou pra extinguir a UERJ alegando que é uma Balbúrdia.
A UERJ é a 10° melhor universidade do Brasil e,
20° melhor da América latina.
E das 5 .500 universidades que tem no mundo avaliadas ela está entre as 1.000 melhores.Olha só a balbúrdia
— Janaina Dahoui (@JanaDahoui) May 26, 2021
Nunca irão derrubar a UERJ, nossa história é de luta e lutar contra vocês, gados cegos, é moleza. #UERJRESISTE
— + Theus (@ferreira28S) May 26, 2021
Fonte: Jornal O Dia
Lenda do samba, Nelson Sargento morre de covid-19 aos 96 anos
Morreu nesta quinta-feira (27), vítima da covid-19, o sambista Nelson Sargento, aos 96 anos.
Leia a matéria completa aqui.
41 anos do PDT: Lupi lembra Getúlio, Jango e Brizola e projeta futuro com Ciro
“Nós somos o partido que tem uma história enraizada com a luta do trabalhador e do povo brasileiro” disse o presidente nacional do – PDT, Carlos Lupi, ao iniciar a mensagem sobre os 41 anos de fundação do partido, celebrado nesta quarta-feira (26). Citando líderes do trabalhismo, o pedetista destacou o comprometimento com a viabilização de um “projeto de futuro” liderado pelo presidenciável Ciro Gomes.
Leia a matéria completa aqui.
Destino de Tabata Amaral pode ser Solidariedade de Paulinho da Força
O Brasil Independente apurou com exclusividade que o destino mais provável da deputada federal Tabata Amaral (sem partido-SP) é o Solidariedade, partido comandado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo Ciro Gomes: “Brasil tem o menor salário-mínimo da América Latina”
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) denunciou nesta quarta-feira (26) o baixo salário mínimo no Brasil, que hoje é R$ 1.100. No vídeo publicado pelo presidenciável do PDT, Ciro termina dizendo: “Precisa dizer mais? Vamos mudar isso?”.
Leia a matéria completa aqui.
Sindicatos e movimentos sociais exigem auxílio emergencial de R$ 600 em ato
Nesta quarta-feira, centrais sindicais e movimentos sociais fizeram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, em defesa do auxílio emergencial. Ele foi criado para ajudar famílias socialmente vulneráveis e trabalhadores informais que viram sua renda despencar por conta da pandemia de Covid-19.
Leia a matéria completa aqui.
Documento da CPI: Forças Armadas negaram leitos disponíveis em hospitais militares
Diante de pedidos de estados e municípios, as Forças Armadas negaram o compartilhamento de leitos de enfermaria e de UTI com civis, apesar de haver vagas disponíveis em hospitais militares, segundo informações de documento enviado pelo Ministério da Defesa à CPI da Covid no Senado.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.