Share This Article
‘Comunista de iphone’ – O deputado espanhol Íñigo Errejón, do partido ‘Más País’, deu um verdadeira ‘aula’ no Parlamento ao falar sobre o termo que no Brasil se popularizou como ‘comunista de Iphone’.
A provocação de cunho irônico é utilizada comumente por quem se considera de ‘direita’ para se referir a indivíduos de classe média com tendências progressistas.
No Brasil e no mundo, a ‘mitada’ virou comentário comum em rodas de discussões políticas, especialmente entre os mais jovens.
“Já virou lugar comum cada vez que alguém defende ideias de redistribuição (de renda e riqueza) e de um Estado Forte, dizem: ‘Ah, então porquê tem um Iphone?’”
Assista:
O deputado explica e argumenta a importância do Estado no desenvolvimento nacional e mundial através de um estudo europeu sobre as origens das principais aplicações e inovações tecnológicas incorporadas pelo IPhone.
“Muitas vezes (iphone) é tido como exemplo de “empreendedorismo”. Steve Jobs, que de uma garagem foi capaz de levar adiante um negócio privado em condições muito difíceis, quase que exclusivamente por seu mérito individual. Mas o resultado (do estudo) é que a tela sensível ao toque (touch screen) se desenvolveu na Universidade de Delaware (EUA) com recursos públicos da Fundação Nacional para a Ciência. A internet é um projeto que começa com financiamento público do Departamento de Defesa (dos EUA).O (protocolo) HTTP foi criado no laboratório europeu CERN em Genebra (público). O GPS, também com investimento público do Departamento de Defesa (dos EUA). As bateria de íon-lítio começaram com uma pesquisa pública do Departamento de Energia (dos EUA).”
O deputado eleito pelos espanhóis conclui que a expressão criada não faz, na prática, o menor sentido.
“Quando eu olho um Iphone, na realidade o que vejo é a perfeita demonstração de que a única possibilidade de se ter desenvolvimento industrial é com um papel central de um Estado empreendedor do qual depois se aproveitam e com o qual colaboram muitas empresas privadas.”
Ciro Gomes ‘assina embaixo’
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) compartilhou o vídeo do parlamentar europeu em suas redes sociais neste domingo (06) e corroborou com a argumentação do deputado.
“Sintético, fundamentado e contundente este depoimento do deputado espanhol Íñigo Errejón, do partido Mais País, sobre o papel central do estado no desenvolvimento econômico e tecnológico.” – Ciro Gomes (PDT)
Veja abaixo a declaração do deputado espanhol, na íntegra:
“Muitas vezes (iphone) é tido como exemplo de “empreendedorismo”. Steve Jobs, que de uma garagem foi capaz de levar adiante um negócio privado em condições muito difíceis, quase que exclusivamente por seu mérito individual.
A economista de Londres, Mariana Mazzucato, se dispôs a estudar de onde vêm a maior parte das aplicações e inovações tecnológicas incorporados pelo Iphone.
E o resultado é que a tela sensível ao toque (touch screen) se desenvolveu na Universidade de Delaware (EUA) com recursos públicos da Fundação Nacional para a Ciência.
A internet é um projeto que começa com financiamento público do Departamento de Defesa (dos EUA).
O (protocolo) HTTP foi criado no laboratório europeu CERN em Genebra (público).
O GPS, também com investimento público do Departamento de Defesa (dos EUA).
As bateria de íon-lítio começaram com uma pesquisa pública do Departamento de Energia (dos EUA).
Já virou lugar comum cada vez que alguém defende ideias de redistribuição (de renda e riqueza) e de um Estado Forte, dizem: ‘Ah, então porquê tem um Iphone?’
Quando eu olho um Iphone, na realidade o que vejo é a perfeita demonstração de que a única possibilidade de se ter desenvolvimento industrial é com um papel central de um Estado empreendedor do qual depois se aproveitam e com o qual colaboram muitas empresas privadas.”
Por Thiago Manga
Foto: Reprodução
Veja mais notícias no BRI.