Share This Article
Impedir Copa América no Brasil – Após a Conmebol anunciar o Brasil como novo país-sede da Copa América, na manhã desta segunda-feira, autoridades brasileiras já se mobilizam para impedir o evento que está marcado para começar dia 13 de junho.
Dentre as motivações, os números de óbitos e casos confirmados relacionados à pandemia da Covid-19. O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) anunciou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF).
ASSISTA: Vídeo: Luis Roberto diz que Copa América no Brasil é “tapa na cara dos brasileiros!”
LEIA: Após Argentina cancelar sede por pandemia, Copa América 2021 será no Brasil
— Agora, à tarde, eu entro com uma peça no Supremo Tribunal com uma mandado de segurança preventivo contra a realização da Copa América no Brasil. Alegando os fatos que com os números que o país está tendo, não se pode receber delegação de dez países para uma Copa que não tem nem vaga para pré-olímpico ou Copa do Mundo. Meramente comercial, podia ser adiada tranquilamente — declarou o deputado.
— Nenhum país quis fazer. Colômbia cancelou por motivos de pandemia e crise, e o Brasil me resolve, pela boa vontade do senhor Bolsonaro, realizar essa Copa no país? Qual interesse a CBF tem nisso? — questionou Delgado.
LEIA: Thiago Manga: Marcha dos 100 mil em SP é o início do fim de Bolsonaro
LEIA: Protesto contra Bolsonaro e por vacinas em SP lota Av. Paulista
As informações são de O Globo.
Ciro Gomes pede e Randolfe apoia
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também mostrou preocupação com a realização da Copa América no Brasil no atual momento. Ele publicou nas suas redes sociais que a CPI da Covid deve cobrar explicações dos organizadores.
A CPI DA COVID tem que agir preventivamente. Convocar o presidente da CBF e as autoridades esportivas para saber quais os cuidados que serão tomados para realização da Copa América. (…)
— Ciro Gomes (@cirogomes) May 31, 2021
Após o apelo do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) pedindo que a CPI da Covid convoque o presidente da CBF para depor sobre a Copa América no Brasil, o senador Randolfe Rodrigues (REDE), vice-presidente da CPI, disse que protocolou um requerimento para convocar o mandatário da CBF, Rogério Caboclo, para explicar as medidas de segurança frente à organização do torneio de seleções de futebol.
Estou protocolando requerimento convocando o Presidente da @CBF_Futebol na CPI da Pandemia, é necessário saber quais as medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros diante da realização da Copa América com tanta celeridade em nosso país.
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) May 31, 2021
Bolsonaro quer Hélio ‘Negão’ no Tribunal de Contas, diz jornalista
Jair Bolsonaro está inclinado a articular junto à Câmara para que seu amigo Hélio ‘Negão’, também conhecido como Hélio ‘Bolsonaro’, chegue ao Tribunal de Contas da União (TCU).
LEIA: Bolsonaro amplia crise com militares e pede que Exército não puna Pazuello
LEIA: Pazuello obrigou soldado negro a fazer papel de cavalo, diz jornal
Leia a matéria completa aqui.
Protestos contra Bolsonaro ocorreram em todos os estados
Todos os estados e o Distrito Federal registraram manifestações contra o governo Bolsonaro neste sábado (29). Ao longo de todo o dia, grupos se reuniram para passeatas e fizeram inúmeras reivindicações.
LEIA: Presidente da CPI da Covid: “Gabinete paralelo e recusa de vacinas”
LEIA: Receita Federal mira artistas e autores de novelas da Globo
Leia a matéria completa aqui.
Opinião: Urnas eletrônicas e o voto impresso
“Nestes tempos voltou à tona a discussão sobre a segurança das nossas urnas eletrônicas e o voto impresso. Muitos ainda não têm opinião formada sobre tal assunto, com isso, geram argumentos falsos e lacrações sem um debate mais profundo do tema. Tema complexo como esse requer bastante atenção, ponderamento e clareza. Afinal, o que é o voto impresso, a quem serve e qual motivo de partidos da direita e esquerda defenderem?”.
Leia o texto na íntegra aqui.
Veja mais notícias no BRI.