Share This Article
Lula reafirma que posição do PT para sindicatos é a mesma da reforma trabalhista – Ao criticar a reforma trabalhista em evento da CUT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que a posição do PT é exatamente igual à defendida por Jair Bolsonaro: que a sustentação financeira das entidades sindicais seja feita apenas pelos filiados e não pela categoria.
Assista abaixo a fala do ex-presidente Lula:
ATO FALHO?
Ao criticar a reforma trabalhista em evento da CUT, ex-presidente Lula afirmou que a posição do PT é exatamente igual à defendida por Jair Bolsonaro: que a sustentação financeira das entidades sindicais seja feita apenas pelos filiados e não pela categoria.
Assista: pic.twitter.com/0HrtTtAqw5
— Brasil Independente (@obrindependente) April 4, 2022
CUT atropela centrais, entrega documento isolado à Lula e coloca Conclat em risco
A CUT, Lula e o PT sempre defenderam o fim da contribuição compulsória para toda a categoria, fato implementado na reforma trabalhista. A desestruturação financeira das entidades sindicais promoveu o enfraquecimento dos sindicatos e a consequente redução nos ganhos nos acordos e convenções coletivas, como apontou dados do Salariômetro divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em 2021, onde 70,1% das negociações ficaram abaixo da inflação, ou seja, com perda real.
Além das contribuições apenas para filiados, a CUT e o PT defendem outro tema controverso no meio sindical que é o fim da unicidade sindical, ou seja, sindicatos organizados por categoria e base territorial para o sistema de pluralismo sindical, método pelo qual é permitida a existência de diversos sindicatos numa única empresa, pulverizando o poder de negociação dos trabalhadores.