Samuel Pinheiro Guimarães morre aos 84 anos – Diplomata, embaixador aposentado e ex-ministro, Samuel Pinheiro Guimarães morreu nesta segunda-feira (29), em Brasília, aos 84 anos. Guimarães ingressou no Itamaraty em 1963 e era próximo de Celso Amorim.
Entre 2003 e 2009, foi secretário-geral do Itamaraty, quando Amorim era o chanceler. Foi também Ministro Chefe de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, no segundo governo Lula.
PF faz operação contra Carlos Bolsonaro por escândalo de espionagem na Abin
Em nota, o Itamaraty afirmou que Guimarães foi “um dos mais destacados diplomatas de sua geração”. O ministro Mauro Vieira lamentou profundamente a morte do amigo pessoal e expressou à família do diplomata as mais sentidas condolências.
Samuel Pinheiro Guimarães era carioca, formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Logo após a formatura, em 1963, ingressou no serviço do Itamaraty em Brasília.
Guimarães atuou como professor da Universidade de Brasília (UnB) entre 1977 e 1979, e posteriormente lecionou no Instituto Rio Branco, onde ensinava Política internacional e Política externa brasileira no curso de formação de diplomatas do país.
Em períodos diversos também atuou como docente na UFRJ, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF).
O diplomata atuou intensamente na formação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia sendo, em 2011, designado como Alto-Representante Geral do Mercosul. Por lá, elaborou a implementação de um modelo de cidadania comum, aos moldes europeus, que acabou não prosperando.
(Com informações de O Globo, Metrópoles e Correio Braziliense)
(Foto: José Cruz/ Agência Brasil)