Embraer fecha acordo para produzir avião militar – A Embraer fechou um acordo para produzir um avião militar em Portugal que atenderá aos requisitos operacionais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança militar entre Estados Unidos e diversos países europeus.
Trata-se do A-29N Super Tucano, um avião de ataque leve, lançado pela fabricante brasileira este mês. A parceria para a produção em Portugal será com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Empordef Tecnologias de Informação S.A. (ETI), GMVIS Skysoft S.A. (GMV) e a OGMA S.A.
Trabalhadores da Avibras protestam e ocupam rodovia em SP; entenda
O acordo foi anunciado durante a viagem do presidente Lula (PT) a Portugal, em um evento com o primeiro-ministro português, Antonio Costa.
A Embraer já entregou mais de 260 unidades do A-29N, que foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos.
O avião tem preço inicial de US$ 10 milhões (R$ 50 milhões), mas o valor pode subir de acordo com as configurações.
Esta não é a primeira parceria da Embraer com Portugal, onde a empresa já fabrica o cargueiro militar KC-390. Lula aproveitou a viagem para voar em um desses cargueiros vendido ao governo português, na companhia de Costa.
O avião utilizado é um de cinco KC-390 que o país europeu anunciou em 2019 que compraria. Recentemente, Suécia e Colômbia também manifestaram interesse no cargueiro.
Características do A-29N Super Tucano
A versão do A-29N com equipamentos e funcionalidades da Otan foi lançada em abril com o objetivo de atender às necessidades dos países europeus, explicou a Embraer. A empresa quer aproveitar o momento em que toda a Europa vem aumentando seus gastos militares, especialmente após o início da guerra na Ucrânia.
De acordo com a fabricante, a aeronave foi projetada com foco na versatilidade, podendo realizar missões de ataque leve, vigilância e interceptação aérea, e contra insurgência.
Ele tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas, não pavimentadas e com pouco apoio logístico, com baixos custos operacionais. Sua velocidade máxima é de 590 km/h, e pode atingir uma altitude de até 35 mil pés.
Entre as funcionalidades da versão adaptada, estão um novo datalink – tecnologia que permite a troca de informações simultâneas entre aeronaves ou uma base – e o single-pilot operation, quando o avião é comandado por apenas um piloto.
O A-29N também é muito utilizado para treinamentos avançados, por sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo.
Além disso, a aeronave possui sensores e armas de última geração, como um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna e comunicações seguras.
(Com informações de G1)
(Foto: Divulgação/Embraer)
Vai ter golpe contra Lula?
Nesta terça-feira (25), o “BRI Sem Papas” debateu o escândalo do vazamentos das imagens que mostram agentes do GSI dentro do Palácio do Planalto durante a invasão golpista de 8 de janeiro.
Também flagrado dentro do prédio, o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo após reunião de emergência com o presidente Lula (PT).
Vai ter golpe contra Lula? Como será a CPI dos atos golpistas, agora apoiada pelo governo? Tudo isso e muito mais, você assiste no BRI Sem Papas desta terça.
“BRI Sem Papas”
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.