Share This Article
As duas pesquisas de boca de urna para a eleição presidencial do Equador divulgadas neste domingo (11) apontam resultados divergentes. O Instituto Cedatos apontou o banqueiro Guillermo Lasso como vencedor, por uma vantagem de seis pontos sobre o economista progressista Andrés Arauz, enquanto a Clima Social afirmou que não divulgaria oficialmente seus resultados, por ter constatado um empate técnico.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador começou a divulgar dados da apurado do segundo turno por volta das 18h (20h no Brasil). Até o momento em que esta notícia foi publicada, 24% das urnas já haviam sido apuradas, com vantagem de Lasso sobre Arauz (53,2% x 46,8%).
É importante mencionar, no entanto, que as áreas nas quais Arauz é tido como favorito deverão ter seus votos apurados na etapa final.
É possível acompanhar a apuração online pelo site do CNE (clique aqui).
Arauz conta com o apoio explícito do ex-presidente Rafael Correa. No começo do segundo turno, o banqueiro Lasso estava cerca de oito pontos atrás do economista, mas sua campanha percebeu que grande parte do país rejeita o legado de Correa.
Assim como no Brasil, no Equador o voto é obrigatório. O novo presidente tomará posse no dia 24 de maio.