Share This Article
Escadão Marielle Franco é pintado de ‘sangue’ em SP – Folha de S. Paulo – O escadão Marielle Franco, entre as ruas Cristiano Viana e Cardeal Arcoverde, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), foi vandalizado com tinta vermelha na madrugada desta sexta-feira (30). Sobre a imagem da vereadora carioca, assassinada em 14 de março de 2018, foi pichado “Viva Borba Gato”, além dos números “666”, que remetem a grupos neonazistas.
Também nesta sexta, o monumento a Carlos Marighella, líder da ALN (Ação Libertadora Nacional) na luta armada contra a ditadura militar, amanheceu coberto de tinta vermelha.
No escadão, no início da tarde, ainda estavam por lá potes de vidro com resto da tinta vermelha usada pelos vândalos. A tonalidade é semelhante à encontrada, ainda fresca, ao lado do monumento a Marighella.
Moradora há seis anos de uma portinha sob o escadão, Cleonice Aparecida da Silva Santos, 51, disse que até a meia-noite não havia tinta vermelha no local.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Datena cogita aliança com Ciro Gomes: “Por que não? Já pensou?”
LEIA: Ciro sobre Cinemateca: “Governo que mata brasileiros e destrói nossa história”
LEIA: Incêndio atinge galpão da Cinemateca em SP
LEIA: Trabalhadores da Cinemateca protestaram em abril: ‘acervo em risco’
ASSISTA: Vídeo: Homem ‘acorda’ no próprio enterro e causa pânico no Líbano
“Não escutamos nada durante a noite”, disse. Pela manhã, ela ainda recolheu três potes de vidro que estavam na base da escada. Segundo Cleonice, não é o primeiro ato de vandalismo contra a imagem de Marielle no local.
Outros dois potes ainda estavam no segundo lance de escadas, onde a frase “Marielle Vive” foi completada com “no inferno”.
Os dois ataques desta sexta ocorrem dias após um grupo ter ateado fogo à estátua de Borba Gato, no bairro Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Mas há grande diferença entre os alvos. A Marighella e Borba Gato se atribuem diversos crimes, entre os quais assassinatos, ao passo que Marielle Franco defendia causas de minorias e denunciava abusos policiais.
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Mulher racista ofende família e chuta policial; “Negrada dos infernos”
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro ‘peida’ ao vivo em entrevista e fica constrangido
LEIA: Neonazistas apoiam Bolsonaro há quase 20 anos, diz pesquisadora
LEIA: Ciro Gomes lidera 3ª via contra Lula e Bolsonaro, diz pesquisa
LEIA: PSB está dividido entre Ciro Gomes e Lula para eleições de 2022
ESPECIAL CONGRESSO CSB:
Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB
Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.
Leia a matéria completa aqui.
Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’
O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.
Leia a matéria completa aqui.
Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”
Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.