Share This Article
Estado Islâmico pode ser autor de atentado em Cabul – UOL – O professor de Relações Internacionais Tanguy Baghdadi disse hoje, em entrevista ao UOL News, que a explosão próxima ao Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, pode estar ligada a uma autoria do grupo terrorista Estado Islâmico.
Um oficial do Talibã afirmou à Reuters que ao menos 13 pessoas morreram, entre elas crianças. Pelo menos 30 pessoas deram entrada em hospitais de Cabul com ferimentos, de acordo com a emissora britânica Sky News.
“Muito improvável que seja algo ligado ao talibã. Então, neste momento, a probabilidade maior é que seja algo ligado ao ISIS-K, que é o Estado Islâmico ali na região do Afeganistão, Paquistão e perto da fronteira com o Irã.”Tanguy Baghdadi ao UOL News .
Para o professor e criador do podcast Petit Journal, que aborda assuntos de política internacional e economia, há a “possibilidade real e severa” de ocorrer novos ataques terroristas na região.
“É importante lembrar que o Estado Islâmico tem conhecimento sobre como fazer atentados desse tipo. Está longe de ser o primeiro atentado que o ISIS faz no Afeganistão. Ao longo dos últimos meses, a gente tem visto dezenas de ataques como esse. Inclusive ataques em escolas, atingindo crianças, atingindo civis. Não é um grupo que consiga ser parado com muita facilidade.”
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Alexandre de Moraes estuda prisão de Carlos Bolsonaro, diz site
LEIA: Parte do Centrão já admite derrota de Bolsonaro em 2022
LEIA: Paulo Guedes comenta aumento na energia elétrica: “Qual o problema?”
ASSISTA: Vídeo: Tenente-coronel da PM condena ‘golpismo’ na corporação
LEIA: Pacheco rejeita impeachment de Moraes pedido por Bolsonaro
O docente ainda destacou que o objetivo de atentados terroristas é justamente “chamar a atenção” e o aeroporto de Cabul vira um alvo já que o mundo inteiro está vendo o horror que aflige o país após a chegada do Talibã.
“A tendência é que o Estado Islâmico, de fato, tente aproveitar a vulnerabilidade desse aeroporto para chamar a atenção para o seu nome, a sua causa, conseguir recrutas, dinheiro, financiamento, ser mais temido e se mostrar como uma resistência real ao Talibã. Não por uma via democrática, via laica, mas por uma via de ainda mais radicalismo religioso.”
Baghdadi explicou que seria muito difícil impedir um atentado terrorista com essas proporções visto que os arredores do aeroporto de Cabul estão lotados de afegãos que tentam sair do país.
“Aquele desespero todo para as pessoas conseguirem sair, tentando entrar nos aviões, não estou falando apenas de aeronaves norte-americanas, a tendência é isso se torne ainda mais dramático. É muito difícil imaginar quais serão os próximos passos”, disse o professor.
Segundo o podcaster, nas próximas horas, os países, incluindo os EUA, o Talibã e o autor — ou autores — dos ataques devem se pronunciar sobre o caso e decisões futuras sobre a retirada de civis e militares do Afeganistão.
“A realização, a ocorrência de explosões como essas, dá muita força para o Estado Islâmico e joga pressão, portanto, não apenas para os Estados Unidos, mas também sobre o próprio Talibã”, finalizou.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Mourão provoca: ‘Todo mundo tem uma estratégia até levar 1º murro na cara’
LEIA: Guardiola na XP: “Só me interessa dinheiro ganho do meu trabalho”
LEIA: Flávio Bolsonaro vota contra projeto anticorrupção; Senado aprova
LEIA: PDT aciona Ministério Público contra ‘atos golpistas’ no 7/9
LEIA: Martha Rocha sobre eleições do RJ: “O momento é de Rodrigo Neves”
Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro
Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Candidatura de Moro em 2022 seria barrada por novo Código Eleitoral
Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’
O Canal Livre deste domingo (15) recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: “Nunca estivemos tão perto de motim bolsonarista na PM”, diz especialista
Freixo flerta com PP rumo à eleição para o governo do Rio, diz jornal
Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ivo Gomes após encontro de Cid e Lula: ‘Todo cuidado com a carteira’
LEIA: Ministro diz que é ‘impossível’ conviver com crianças com deficiência grave
LEIA: Amado Batista convoca para ato bolsonarista no 7 de setembro
Veja mais notícias no BRI.