Share This Article
Estátua da Havan no Maranhão – O Cafezinho – O site recém-criado Diário-98 informou nesta terça-feira (20) que “um movimento articulado por artistas e integrantes da sociedade civil do Maranhão tem o objetivo de apresentar ação requisitando que a Justiça proíba a Havan, loja de varejo de Luciano Hang, de erguer uma réplica da Estátua da Liberdade em São Luís”.
Desde que o empresário bolsonarista anunciou a sua intenção provocadora de montar o famoso símbolo do império, uma petição eletrônica do movimento “Aqui Não” já reuniu 3.130 assinaturas contra esse “insulto à história e cultura do povo maranhense”. A iniciativa segue ganhando adesões nas redes sociais e já planeja outras iniciativas de protesto.
“Nada contra emprego e renda. Nada contra o livre mercado, desde que exercido por quem respeita os direitos sociais e trabalhistas. Por quem respeita a liberdade de expressão, a democracia, os direitos humanos. Não é o caso do personagem caricato, aventureiro, por trás da Estátua da Liberdade”, afirma a petição.
CONGRESSO CSB:
LEIA: Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”
ASSISTA: Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB
LEIA: Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’
LEIA: Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”
Patrimônio da Humanidade pela Unesco
O texto ainda afirma que a réplica da estátua em São Luís, prevista para ter 35 metros, não é compatível com a cultura e a arquitetura da cidade, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Além disso, o movimento cobra uma posição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Alguém consegue imaginar uma Estátua da Liberdade em Olinda, Ouro Preto ou Diamantina? Não dá. A exemplo de São Luís, são cidades tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em qualquer um desses sítios urbanos, instituições como o Iphan reagiriam com rigor”, diz o texto.
Como afirma o site Diário-98, nem todas as cidades do pais que possuem lojas da rede tem essa réplica ridícula, típica do complexo de vira-lata do “Véio da Havan”. Em várias cidades, ela também foi rejeitada. Até o momento, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), que teve o apoio do fascista Jair Bolsonaro em 2020, não se posicionou sobre a estátua.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Deputada bolsonarista ‘celebra’ semelhanças com partido neonazista alemão
ASSISTA: Vídeo: PCO acusa PCdoB de ‘estar junto’ com PSDB em atos contra Bolsonaro
LEIA: Joice Hasselmann acorda com fraturas no rosto e suspeita de atentado
ASSISTA: Vídeo: Armado, Roberto Jefferson ameaça e xinga embaixador chinês: ‘macaco’
Após operar olho, Ciro vira ‘Vegeta’ de Dragon Ball e troca foto de perfil
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi alvo de diversas brincadeiras de internautas após aparecer com um acessório acoplado ao olho esquerdo por conta de uma cirurgia bem-sucedida na vista e virou o personagem ‘Vegeta’ do anime japonês ‘Dragon Ball Z’, desenho animado de grande sucesso no Brasil e no mundo.
Leia a matéria completa aqui.
‘Gênio’: Bolsonaro soma -4 mais 5 e diz que PIB ‘vai crescer 9%’
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) errou uma conta básica de matemática nesta quarta-feira (21) ao afirmar que a economia do Brasil, diante das projeções atuais, deve registrar um crescimento de 9% ao final de 2021, na comparação com os últimos dois anos.
Leia a matéria completa aqui.
Impeachment de Bolsonaro ‘vai esquentando’, diz vice da Câmara
Entrevista publicada pela BBC News Brasil aponta que a crise política em Brasília subiu um novo degrau nesta semana com os desentendimentos públicos entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).
Leia a matéria completa aqui.
Escândalo: Exército vacinou agentes da Abin ‘furando’ fila
Reportagem assinada pelo jornalista Vinicius Sassine no jornal Folha de S. Paulo aponta que o Exército atuou diretamente na vacinação secreta de 130 servidores da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que foram imunizados contra a Covid-19 sem o aval de técnicos do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.