Share This Article
Bolsonaro defende golpistas – Nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu os golpistas de 8 de janeiro durante um evento nesta segunda-feira (27).
Ele chamou as pessoas que vandalizaram os prédios dos 3 poderes de “chefes de família” e mentiu ao dizer que ninguém estava armado nem com “um canivete sequer”.
São Paulo recupera 200 milhões desviados por Maluf; entenda
“Nós temos agora, vai completar dois meses, 900 pessoas presas, tratadas como terroristas. Que não foi encontrado, quando foram presos, um canivete sequer com elas. E estão presas. Chefes de família, senhoras, mães, avós”, disse.
Armas encontradas com golpistas
Porém, as forças de segurança apreenderam diversos tipos de armas e outros objetos perigosos em posse dos manifestantes presos, dentre eles machados, machadinhas, facas, canivetes, facões, porretes, estilingues com esferas de aço, gás lacrimogênio, rojões e explosivos.
Numa denúncia que apresentou em 16 de janeiro, a Procuradoria Geral da República afirmou que os invasores do Senado tentaram ferir os policiais legislativos, arremessando “objetos contundentes, como pontas de aço, paus, pontas chumbadas e diversos itens do mobiliário da Casa Legislativa”, consta no documento.
Prossegue a denúncia: “Foram apreendidos também itens como um machado com cabo de fibra de vidro emborrachado, um canivete preto e uma faca esportiva de camping, caça e selva.”
Mais denúncias contra manifestantes
Enquanto Bolsonaro defendia os golpistas nos EUA, no Brasil, a PGR denunciou nesta segunda mais 80 pessoas por participação nos atos de 8 de janeiro.
No total, 912 pessoas já foram denunciadas por crimes como associação criminosa armada e atentar contra o Estado Democrático de Direito.
Além disso, muitos dos participantes do quebra-quebra já tinham antecedentes criminais com acusações como tráfico de drogas, estelionato, agressão e roubo.
Por exemplo, uma manifestante que ganhou destaque nas redes sociais foi Maria de Fátima Jacinto Souza, condenada por tráfico de drogas, que aparece em vídeo sendo exaltada por outro golpista. “Dona Fátima, 67 anos, de Tubarão, Santa Catarina, tá quebrando tudo!”, diz o homem.
Vestida com bandeiras do Brasil, Maria de Fátima vibra, ameaça ministros do Supremo Tribunal Federal e fala: “Quebrando tudo e cagando nessa bosta aqui! É guerra!”.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Reprodução)