Share This Article
Ex-vereador indiciado pela CPI das Milícias – Último Segundo– O ex-vereador Cristiano Girão foi preso, na manhã desta sexta-feira, pelo delegado Henrique Damasceno, titular da Delegacia de Homicídios da Capital, em São Paulo. O ex-policial militar reformado Ronnie Lessa, preso pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, também foi alvo da operação.
Os dois são acusados de participação nos homicídios de André Henrique da Silva Souza, o Zóio, e Juliana Sales de Oliveira, em junho de 2014, na Gardênia Azul.
Na ocasião, o casal estava em um Honda Civic, dirigido por André Henrique, quando foi interceptado por um Fiat Dobló, branco, de onde foram feitos diversos disparos de armas de fogo. De acordo com as investigações, Ronnie Lessa executou o crime por determinação de Cristiano Girão.
Na época, a região vivia uma disputa territorial após a prisão de Girão e uma das vítimas era um miliciano de Campo Grande que tentava dominar a local.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes: ‘Vou derrotar Lula no 2º turno em 2022’
LEIA: Datena cogita aliança com Ciro Gomes: “Por que não? Já pensou?”
LEIA: Ciro sobre Cinemateca: “Governo que mata brasileiros e destrói nossa história”
LEIA: Incêndio atinge galpão da Cinemateca em SP
LEIA: Trabalhadores da Cinemateca protestaram em abril: ‘acervo em risco’
ASSISTA: Vídeo: Homem ‘acorda’ no próprio enterro e causa pânico no Líbano
Condenação e negócios com milícia
UOL – O ex-vereador já foi apontado por chefiar uma milícia que extorquia dinheiro de comerciantes e moradores da Gardênia Azul. Ele foi indiciado pela CPI das Milícias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). Girão cumpriu pena após ser condenado a 14 anos e seis meses de prisão por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro em 2009.
Segundo a condenação, ele usou a fortuna oriunda dos negócios com a milícia para comprar imóveis na zona oeste carioca entre 2003 e 2007. Em 2015, passou a ter direito a liberdade condicional, mas foi proibido pela Justiça Federal de ir ao Rio de Janeiro por pelo menos um ano.
No Twitter, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) se manifestou sobre a prisão e disse que o crime supostamente cometido por Girão e Lessa mostra que os dois são “parceiro em atividades criminosas”. “Essa descoberta pode audar a entender quem mandou matar Marielle e qual a motivação.”
De acordo com reportagem da revista Veja de 17 de julho, Júlia Lotufo, viúva do miliciano Adriano da Nóbrega — morto em fevereiro de 2020 — apontou que a milícia do Gardênia Azul procurou Nóbrega para discutir um plano para assassinar Marielle. Não há informações sobre quem seriam esses interlocutores. As declarações de Júlia fariam parte de uma discussão para firmar acordo de delação premiada para relaxar suas medidas de prisão.
1. A PRISÃO DE GIRÃO E O CASO MARIELLE.
Cristiano Girão, ex-vereador do Rio, foi preso pela primeira vez na época da CPI das Milícias, que presidi em 2008. À epoca, o ex-policial chefiava de forma extremamente violenta a milícia do bairro da Gardênia Azul, na Zona Oeste.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 30, 2021
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Mulher racista ofende família e chuta policial; “Negrada dos infernos”
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro ‘peida’ ao vivo em entrevista e fica constrangido
LEIA: Neonazistas apoiam Bolsonaro há quase 20 anos, diz pesquisadora
LEIA: Ciro Gomes lidera 3ª via contra Lula e Bolsonaro, diz pesquisa
LEIA: PSB está dividido entre Ciro Gomes e Lula para eleições de 2022
ESPECIAL CONGRESSO CSB:
Ciro Gomes na CSB: “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”
O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) disse nesta sexta-feira (23), ao abrir o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que “30 anos de neoliberalismo produziram esse Brasil trágico”. O 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros conta com o apoio do Brasil Independente.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Eduardo Moreira dá ‘aula’ sobre neoliberalismo na CSB
Durante o painel ‘A revogação da destruição neoliberal’ do 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o engenheiro e criador do movimento “Somos 70%” Eduardo Moreira deu uma verdadeira ‘aula’ sobre a ‘lógica neoliberal’.
Leia a matéria completa aqui.
Elias Jabbour na CSB: ‘Biden é resposta dos EUA ao desafio chinês’
O economista Elias Jabbour, professor de pós-graduação em ciências econômicas e relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), disse que a eleição de Joe Biden nos EUA é uma ‘resposta dos EUA ao desafio chinês’.
Leia a matéria completa aqui.
Nelson Marconi no Congresso da CSB: “Gerar emprego é o ponto principal”
Economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Nelson Marconi elegeu a geração de emprego como o ‘ponto principal’ de um processo de recuperação econômica do Brasil durante o 3º Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que ocorre neste momento e está sendo transmitido ao vivo.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.