Categorias
Política

Exército impõe sigilo de 100 anos sob caso Pazuello

Sigilo de 100 anos – O Exército negou acesso ao processo administrativo arquivado pelo qual passou o general da ativa e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, no qual ele seria julgado pela corporação por ter participado de um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no final de maio, no Rio de Janeiro.

LEIA: PF indicia líder do governo Bolsonaro por propina de R$ 10 milhões
LEIA: PF diz que ‘gabinete do ódio’ atua no governo Bolsonaro
LEIA: ‘Não há crise; Bolsonaro obedece ao Partido Militar’, diz coronel

Pelo regulamento do Exército, é proibido que militares da ativa participem de manifestações político-partidárias, sujeito a punições. As informações são do jornal O Globo, que solicitou o acesso ao processo.

LEIA: Thiago Manga: “A Copa América foi o último suspiro de Bolsonaro”
LEIA: Felipe Neto exalta Ciro Gomes após vídeo contra Bolsonaro: “Perfeito”

Em resposta ao jornal, o Exército disse que o processo contém informações pessoas e citou o dispositivo da Lei de Acesso à Informação (LAI) que garante, nessas situações, o sigilo por 100 anos.

LEIA: Saiba quem é Castillo, que enfrentou fascismo de Fujimori e lidera apuração no Peru
LEIA: Gastos de Bolsonaro na pandemia: 90% em viagens com aglomerações

De acordo com o jornal, a decisão ignora entendimentos já firmados pela Controladoria Geral da União (CGU) que, em vários casos semelhantes, determinou a entrega dos documentos, considerando que os procedimentos administrativos só devem ficar sob sigilo enquanto a apuração está em curso. Após a conclusão, qualquer cidadão pode requerer o acesso.

O Serviço de Informação ao Cidadão do Exército disse que “a documentação solicitada é de acesso restrito aos agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que ela se referir”. Ainda cabe recurso à decisão.

Fonte: Istoé

Ciro alerta militares de que Bolsonaro é ‘traidor das Forças Armadas’

Em novo passo de seu projeto presidencial, Ciro Gomes (PDT-CE) buscará afastar os militares de Jair Bolsonaro ao tentar colar nele a pecha de traidor das Forças Armadas. Ele publicou vídeo sobre o tema nesta segunda-feira (07).

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Jogadores decidem jogar Copa América, mas capitães farão manifesto

China vacina em um dia mais do que Brasil imunizou durante todo o mês de maio

A China alcançou, no início de junho, uma média diária de vacinação contra covid-19 maior do que o total de imunizações realizadas no Brasil durante todo o mês de maio.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Boicote vira manifesto; Casagrande detona jogadores: ‘toma atitude de homem’

STF retira sigilo de inquérito que investiga bolsonaristas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, levantou o sigilo dos autos do inquérito dos atos antidemocráticos, aberto após manifestações defendendo a volta da ditadura militar, intervenção das Forças Armadas e atacando instituições democráticas no ano passado.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Ao criticar jogadores por recuo a boicote, ‘Casão’ usou expressão machista

PF aponta que Michelle Bolsonaro acessou perfis fakes e golpistas

A Polícia Federal identificou que ao menos 1.045 acessos de contas ‘inautênticas’ ligadas a aliados do presidente Jair Bolsonaro – derrubadas pelo Facebook há quase um ano – partiram de órgãos públicos como a Presidência da República, a Câmara dos Deputados, o Senado e o Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército. Além disso, ao analisar parte dos perfis apontados pela rede social como falsos, os investigadores que atuam no inquérito dos atos antidemocráticos conseguiram identificar assinantes de redes privadas das quais partiram 844 acessos, incluindo uma provedora ligada à primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

Intubado no RJ, pastor R.R. Soares ensinava oração para ‘expulsar’ covid

R. Soares, pastor fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi intubado neste sábado (5) devido a complicações no quadro de Covid-19, segundo informações do site Metrópoles. Ele está internado desde sexta-feira (4) no Hospital CopaStar, em Copacabana, no Rio.

Leia a matéria completa aqui.

Vídeo: Ciro Gomes chama Bolsonaro de “a própria traição encarnada”

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) publicou um vídeo na manhã desta segunda-feira (07) onde diz que o presidente Jair Bolsonaro “é a própria traição encarnada”.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile