Share This Article
Famílias recebendo Auxílio Brasil supera emprego formal – O número de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, pago pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), supera o números de empregados com carteira assinada em metade dos municípios do Brasil.
Diesel está mais caro no Brasil do que fora do país; saiba
É o que diz levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, feito a partir de dados do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Trabalho.
O resultado mostra que, de 5.426 cidades analisadas, 2.728 encontram-se nesta situação (50,3%). Os dados se referem ao mês de junho.
Aposta para reeleição
O programa é uma das apostas de Bolsonaro para melhorar sua popularidade e, por conseuquência, aumente suas chances de reeleição.
Segundo especialistas, apesar de a taxa de desocupação ter recuado no primeiro semestre, a queda na renda do trabalhador e a falta de oportunidades de emprego formal contribuem para manter muitas famílias dependentes do auxílio do governo.
Um exemplo é a cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
A cidade de 825 mil habitantes fechou o primeiro semestre com 83,2 mil contratados em regime CLT e 114,4 mil famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil, segundo os balanços oficiais dos órgãos federais.
Leia a reportagem completa da Folha de S. Paulo clicando aqui.
(Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília)