Share This Article
Foguete descontrolado de Elon Musk vai colidir com a Lua – O foguete da SpaceX, do bilionário Elon Musk, modelo Falcon 9 da SpaceX, lançado no ano de 2015, saiu de órbita planejada e está vagando pelo espaço pelos últimos sete anos.
O objetivo da missão da espaçonave era colocar em órbita um satélite para monitorizações climáticas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, que foi bem sucedida.
“Ele [o foguete Falcon 9] tem estado seguindo uma órbita caótica desde fevereiro de 2015”, disse Berger.
O problema foi que o segundo estágio do foguete ficou em uma espécie de limbo. O meteorologista e escritor Eric Berger disse, em um artigo no Ars Technica, que o Falcon 9 ficou sem combustível para voltar à Terra e sem energia suficiente para escapar da força gravitacional entre a Lua e a Terra.
A previsão dos especialistas é que o foguete, que pesa cerca de quatro toneladas, venha a se chocar com a superfície lunar a uma velocidade de 9.288 km/h.
O astrofísico da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Jonathan McDowell, classificou o possível choque do lixo espacial com a Lua como “nada de muito importante”.
For those asking: yes, an old Falcon 9 second stage left in high orbit in 2015 is going to hit the moon on March 4. It's interesting, but not a big deal.
— Jonathan McDowell (@planet4589) January 25, 2022
Para os que estão perguntando: sim, o segundo estágio de um velho Falcon 9 que ficou em órbita alta em 2015 vai se colidir com a Lua no dia 4 de março. É interessante, mas nada de muito importante.
O responsável pelo Projeto Pluto, que rastreia objetos perto da Terra (NEO, na sigla em inglês), Bill Gray, também calcula que a espaçonave vai se chocar com a Lua no dia 4 de março.
“Este será o primeiro caso acidental [de colisão entre lixo espacial e a Lua] que eu saiba”, afirmou Gray.
Os especialistas na verdade estão animados com a possibilidade de a espaçonave colidir com a Lua. Ao se chocar com o nosso satélite natural, o Falcon 9 vai gerar um tipo de perfuração, que pode liberar o acesso a substâncias nunca antes vistas no solo lunar.
Em 2009 a NASA deliberadamente permitiu que um foguete se chocasse com a Lua, para justamente depois poder coletar e estudar novos materiais da superfície lunar.
A SpaceX pertence ao bilionário norte-americano Elon Musk, apontado como um dos, se não o, homens mais rico do mundo. Musk, que também é CEO da Tesla, outra de suas empresas de tecnologia, também é visto como próximo de personalidades da direita, como o ex-presidente Donald Trump e Jair Bolsonaro. No ano passado, ele insinuou ter participado da articulação do golpe contra o presidente boliviano Evo Morales para ter acesso às reservas de lítio do país, como dito em seu twitter.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.