Share This Article
Freixo flerta com PP – Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.
Em conversas reservadas com o presidente da Câmara, Arthur Lira, com o deputado federal Dr. Luizinho e com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, Freixo tem assuntado sobre a possibilidade de o Progressistas apoiar a sua candidatura ao governo do estado em 2022 ou até mesmo vir a formar uma chapa, lá na frente.
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro e presidente do PP, está a par das articulações.
Filiado ao PSB desde junho, depois de ter deixado o Psol, Freixo deve ter o apoio de Lula para a disputa ao governo fluminense em 2022. Internamente, ele tem dito que pretende formar a aliança mais ampla possível em torno de sua candidatura, para tentar para isolar os bolsonaristas no estado.
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Viúva de militar detona Bolsonaro; “Toma vergonha na cara”
LEIA: Thiago Manga: “Bolsonaro ‘vai pro pau’ e precisa ser impedido”
ASSISTA: Vídeo: Youtuber indígena ex-bolsonarista desabafa; “Como fui otária!”
LEIA: Ciro Gomes processa empresário bolsonarista e vence na Justiça
Mas a corte ao PP teria ainda uma outra finalidade: garantir apoio em regiões do Rio onde a candidatura de Freixo tem pouca penetração. O nicho mais cobiçado é a Baixada Fluminense, (região mais populosa e economicamente mais importante do estado, depois da capital). O PP tem dois prefeitos na região: Lisboa, de Nova Iguaçu, e Renato Cozzolino, de Magé.
O deputado do PSB diz que as conversas com o PP de Lira são naturais. “Eu converso com todo mundo. Falo com o PP, falo com o Eduardo Paes, essa é a hora de conversar. E o Rogério Lisboa é meu amigo, fomos deputados estaduais juntos”. Ele diz que não há discussões sobre formação de chapa. “Está muito longe para isso, ainda falta um ano para a eleição”, diz o deputado.
Hoje o PP, além de integrar o ministério de Bolsonaro, está fechado com o governador Cláudio Castro (PL), que vai disputar a reeleição. O partido tem inclusive indicados no governo e trânsito no secretariado.
Por isso os próprios pepistas consideram que, no cenário atual, uma aliança com Freixo seria “muito difícil”. Mas não é impossível. Tudo vai depender de como a relação do partido com Bolsonaro vai evoluir, e também do desempenho de Cláudio Castro nas pesquisas. Por ora, a ordem no partido é continuar conversando.
Quem conhece bem o PP sabe que, se Bolsonaro e Castro se inviabilizarem eleitoralmente, o flerte de hoje com Freixo pode virar namoro amanhã.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: The Intercept: Doria rasga fantasia de defensor da ciência em SP
LEIA: Justiça impede Jovem Pan na TV ao cassar concessão de canal
LEIA: ‘Chegando a vez de Carlos Bolsonaro’, provoca oposição sobre PF
Servidores convocam greve nacional contra Reforma Administrativa
Ponto de destaque da agenda econômica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a reforma administrativa deve ser alvo esta semana de mais uma grande mobilização: a primeira greve nacional.
Veja a matéria completa aqui.
LEIA: Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro
LEIA: STF: Moraes será relator de denúncia contra Aras por prevaricação
LEIA: Amado Batista convoca para ato bolsonarista no 7 de setembro
Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’
O Canal Livre deste domingo (15) recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.
Veja a matéria completa aqui.
LEIA: Estadão: Impasse com a PM ameaça ato bolsonarista no 7 de setembro
LEIA: STF proíbe Sérgio Reis de se aproximar da Praça dos Três Poderes
LEIA: Arthur Lira é novo alvo de bolsonaristas; ‘Enxurrada de fake news’
Chamado de ‘macaco’, embaixador chinês celebra prisão de Jefferson
Logo após a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta sexta-feira(13), o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, fez uma postagem em rede social comemorando o ocorrido.
Veja a matéria completa aqui.
LEIA: Candidatos da 3ª via somados já batem Bolsonaro, diz pesquisa
LEIA: Ministro diz que é ‘impossível’ conviver com crianças com deficiência grave
LEIA: Aldo Rebelo e Juliana Brizola participam de debate sobre democracia na CSB
Veja mais notícias no BRI.