Share This Article
Funcionários da Caixa terão que devolver PLR – Cerca de 1,3 mil funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) terão de devolver valores referentes à participação nos lucros paga de forma antecipada em 2022.
Além disso, diretores e vice-presidentes da instituição também não vão receber a remuneração variável referente ao último ano.
As informações são de reportagem publicada pelo Valor Econômico.
Governo cede à pressão de bancos e aumenta juros do consignado; saiba
O argumento seria de que o banco não atingiu sua meta de resultado anual.
A necessidade de devolver o dinheiro gerou insatisfação entre funcionários da Caixa, agora presidida por Rita Serrano.
Há duas regras para o pagamento de remuneração variável no banco: a recebida pelos funcionários, que é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e outra para os membros estatutários, que é a Remuneração Variável dos Dirigentes (RVD).
A PLR, paga a 85 mil funcionários do banco público, foi creditada na última sexta-feira (24).
Porém, os cargos de gerência terão de devolver a parcela antecipada. Um funcionário nessa situação relatou ao Valor que terá um desconto de R$ 6 mil de seu salário, em até dez vezes.
No mesmo dia, executivos elegíveis à RVD — diretores e vice-presidentes — foram avisados que não receberiam nada, já que a meta não foi batida.
Dirigentes do banco disseram ao Valor, sob condição de anonimato, que foram surpreendidos.
A remuneração variável desse grupo poderia ficar entre nove e 12 salários, muito aquém do padrão nos pares de bancos privados.
Alguns executivos consideram o não pagamento da RVD uma retaliação da atual gestão, já que o acordo para antecipar o pagamento foi feito em setembro, quando o banco era presidido por Daniella Marques, o que é negado oficialmente.
Após a publicação da reportagem do Valor, a Caixa enviou nota sobre o assunto. Leia:
“A CAIXA esclarece que o valor final da PLR 2022 a ser paga aos empregados do banco tem como base parâmetros previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) – PLR 2022/2023, no lucro líquido obtido e no atingimento das metas de indicadores da CAIXA.
Ressaltamos ainda que, de acordo com ACT, foi previsto o pagamento de 50% do valor devido a cada empregado, a título de antecipação, realizado na folha de setembro de 2022.
O valor final da PLR é apurado deduzindo-se a antecipação ocorrida no ano passado. Desta forma, fez-se necessário acerto a débito de pequena parte do valor creditado. O acerto atingiu 1.306 empregados, 1,5% do total de 87 mil empregados da CAIXA, e não alcançou todas as funções gerenciais.
Por fim, o banco ressalta que o Programa de Remuneração Variável de Dirigente – RVD 2022 cumpre critérios objetivos aprovados pela Governança interna da CAIXA e pelo órgão controlador. Sobre a apuração dos parâmetros, o banco ainda fará divulgação aos dirigentes.”
BRI Sem Papas
Estreou nesta terça-feira (28) o “BRI Sem Papas”, um programa opinativo do Brasil Independente, que será transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa será comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.
Nesta terça, a dupla abordou temas como:
- O aumento do teto de juros dos empréstimos consignados do INSS
- Três meses do governo Lula
- Banco Central e a Selic a 13,75%
- Tacla Duran e a denúncia contra Sergio Moro
- Bolsonaro e as joias da Arábia
- Protestos na França
(Com informações de Valor Econômico)
(Foto: Reprodução)