Compartilhe-nos
Funcionários da Tesla trocavam vídeos – Funcionários da fabricante de automóveis Tesla compartilharam internamente diversos vídeos e fotos capturados pelas câmeras dos veículos de seus clientes, segundo informações obtidas pela agência de notícias Reuters a partir do depoimento de nove ex-funcionários entrevistados.
Dentre os materiais compartilhados, encontram-se imagens pessoais e íntimas.
Vídeo: Dalai Lama beija criança na boca e causa revolta
A Tesla instalou câmeras em seus carros elétricos com o objetivo de auxiliar na condução dos motoristas, garantindo o direito à privacidade, conforme afirma a empresa.
Porém, as imagens divulgadas pelos colaboradores da Tesla mostram clientes em situações pessoais e íntimas, além de vídeos de acidentes.
Apesar de a montadora de Elon Musk alegar que as filmagens são anônimas e não estão associadas ao dono do automóvel, ex-funcionários dizem que o sistema pode revelar o local das gravações, o que poderia, potencialmente, expor os proprietários dos carros pela localização.
Os ex-funcionários ouvidos pela Reuters relataram que a prática de compartilhar imagens e vídeos invasivos registrados pelas câmeras dos veículos dos clientes não se tratava de um comportamento isolado, mas sim de uma cultura comum em alguns setores da fabricante.
De acordo com eles, havia uma pressão interna para que comprovassem a eficácia do sistema de câmeras, o que resultava no compartilhamento de filmagens, mesmo que de caráter privado.
A Tesla não se manifestou sobre o caso até o momento.
(Com informações de Estadão)
(Foto: Reprodução)