Categorias
Política

Fundador do PDT morre em MG; Ciro homenageia José Maria Rabelo

Fundador do PDT morre em MG – Morreu nesta quarta-feira (29),  aos 93 anos, o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT.

A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicado dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Ele será velado a partir das 14h desta quarta na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.

Rabelo ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola, em 1979. Ele também foi um dos organizadores do ‘Encontro de Lisboa’, que ocorreu no mesmo ano e reuniu trabalhistas brasileiros exilados na capital portuguesa devido à ditadura.

Naquela ocasião, o mineiro foi um dos redatores da Carta de Lisboa, documento que deu fundamento à criação do partido.

PDT mineiro

Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos. Ele também fundou o jornal semanário ‘O Binômio’, que circulou entre 1952 e 1964.

O periódico, criado para satirizar a gestão do então governador de Minas, Juscelino Kubitscheck, é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil e foi fechado durante a ditadura.

O jornalista sofreu perseguição política por sua atividade profissional e teve de se exilar na Bolívia, no Chile e na França após o golpe militar.

Ciro Gomes presta homenagem

Vice-presidente do PDT, o pré-candidatos à presidência da República em 2022 Ciro Gomes classificou o falecimento de Rabelo como uma perda para o “jornalismo independente” e para o “trabalhismo” no Brasil.

O ex-ministro ainda destacou o papel do jornalista na fundação da sigla ao lado de Leonel Brizola.

“O jornalismo independente brasileiro e o trabalhismo tem muito a lamentar a morte do companheiro José Maria Rabelo. Combateu o bom combate, criando e dirigindo jornais e ajudando nosso líder Brizola a fundar o PDT. Nossos sentimentos à família e amigos.” – Ciro Gomes (PDT)

Com informações do Estadão.

Foto: Divulgação/PDT

Leia mais notícias no BRI.

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile