Share This Article
Trajano Ribeiro morre – Ex-líder estudantil, advogado e um dos fundadores do PDT, Trajano Ricardo Monteiro Ribeiro faleceu aos 78 anos no Rio de Janeiro.
PGR dá aval para execução de pena de Robinho no Brasil
Trajano foi Secretário Estadual e Municipal de Turismo no Rio de Janeiro; Presidente da RioTur; Presidente do BANERJ; Presidente do Diretório Metropolitano do PDT Rio de Janeiro e Membro do Diretório Nacional do PDT.
“Perdemos hoje, com muita tristeza e dor, um companheiro de fundação do partido e amigo: Trajano Ribeiro. Ao lado de ícones como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, nos ilumine na luta trabalhista em prol de um PDT cada vez mais atuante e representativo, bem como por um Brasil mais justo e igual para todos os cidadãos.”, escreveu Carlos Lupi, ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT.
Aos 17 anos, Trajano Ribeiro integrou o movimento estudantil que foi às ruas exigir a posse de João Goulart, no início da década de 60.
Foi um dos principais responsáveis por encontrar trabalhistas espalhados pelo Brasil para discutir preliminarmente o Encontro de Lisboa, que em 1979, resultou na fundação do PDT.
O pedetista foi um dos signatários da Carta de Lisboa, participando da histórica reunião, no exílio, organizada por Leonel Brizola.
“O Trabalhismo se despede de um dos seus filhos mais ilustres e combativos. Trajano engrandeceu sobre maneira nosso PDT e nossa luta”, diz nota oficial do PDT, assinada pelo secretário-geral do partido, Manoel Dias.