Categorias
Política

Fux avisa Bolsonaro: STF não aceitará ataques à democracia

Fux avisa BolsonaroEstadão – Na abertura da sessão de julgamento da tese “marco temporal” das terras indígenas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um duro discurso sobre as manifestações bolsonaristas convocadas para o feriado de 7 de setembro, quando se comemora o aniversário da Independência do Brasil.

O ministro enfatizou que a Corte está vigilante aos movimentos, e não vai tolerar atos atentatórios à democracia.

“Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros’, afirmou o ministro.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Só 7% dos eleitores pretendem ir ao 7 de setembro, diz pesquisa
ASSISTA: Vídeo: Helicóptero dá ‘rasante’ em escola de professora ‘anti-Bolsonaro’
LEIA: Ciro Gomes denuncia ‘fake patrocinada’ de colunista do InfoMoney
LEIA: Carlos Bolsonaro pagou R$ 150 mil em dinheiro; salário de R$ 4 mil

O ato desperta receio nas autoridades e está no foco das agências de inteligência diante da possibilidade de manifestantes armados, muitos deles policiais, serem insuflados a invadir o Congresso Nacional e o STF. Oficiais das Polícias Militares de diversos estados atuam ativamente nas redes sociais na convocação de parceiros de corporação para participarem dos eventos.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chegou a exonerar o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da Polícia Militar paulista, coronel Aleksander Lacerda, por indisciplina ao convocar “amigos” oficiais para as manifestações do dia 7 de setembro e realizar ataques a autoridades, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o secretário Rodrigo Maia (sem partido).

Na terça-feira (31), o Supremo divulgou nota sobre a estrutura de segurança preparada para o dia 7 de setembro. A Corte afirmou que estão sendo adotadas medidas preventivas para “a mitigação de riscos, com o dimensionamento de recursos humanos e materiais”.

“O STF também está em interlocução com outras instituições, como Câmara e Senado, e contará com o apoio das forças de Segurança Pública do GDF para o reforço na segurança do prédio”, disse a Corte em nota. “Será implantado ponto facultativo no STF no dia 6 de setembro para facilitar os preparativos de segurança”.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: CPI pedirá prisão de lobista ‘sumido’ e alerta Interpol
LEIA: Bolsonaro é atendido após passar mal; ’03’ teve sigilo quebrado
LEIA: Bolsonaro incita apoiadores: “Quem quer paz, se prepare para guerra”
LEIA: Senado rejeita MP 1045, apelidada de ‘minirreforma trabalhista’
LEIA: 47 a 27: Veja quem votou a favor da ‘MP da Escravidão’

Sem citar Bolsonaro, Fux afirmou no discurso de hoje que críticas destrutivas abalam “indevidamente a confiança do povo nas instituições do País”. Em cerimônia da Marinha no Rio de Janeiro, o presidente ameaçou: “Se você quer paz, se prepare para a guerra”.

Ao convocar integrantes do governo e apoiadores para ocuparem as ruas, Bolsonaro garantiu que o movimento do dia 7 de setembro será um “contragolpe” aos inquéritos do Supremo contra ele, que investigam os crimes de ataques às instituições e disseminação de notícias falsas com o intuito de atacar ministros.

“Somos testemunhas oculares de que o caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos!’, afirmou Fux. “Seja nos momentos de tormenta, seja nos momentos de calmaria, o bem do país se garante com o estrito cumprimento da Constituição”.

“Por isso mesmo, esta Suprema Corte – guardiã maior da Constituição e árbitra da Federação – confia que os cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”, completou.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Câmara dos Deputados aprova reforma do Imposto de Renda
LEIA: Mourão admite racionamento no país: “Pode ser que tenha que ocorrer”
LEIA: Coaf emite relatório sobre Ricardo Barros; ‘incompatível’ com o patrimônio
LEIA: Governo Bolsonaro reduz verba para vacinas em 85% para 2022
ASSISTA: Vídeo CPI: Aziz se irrita com advogado; “O senhor aqui não acha nada!”

Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro

Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Justiça do Rio quebra sigilo bancário e fiscal de Carlos Bolsonaro
LEIA: Militares de baixa patente migram para Ciro Gomes, diz jornalista
LEIA: Advogado de motoboy que iria depor na CPI defendeu Queiroz

Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’

O Canal Livre deste domingo (15)  recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Salles convoca para 7 de setembro: “Pingo de vergonha na cara”
LEIA: Centrais sindicais denunciam ‘escalada autoritária’ de Bolsonaro
LEIA: Bolsonaro exibe medalha de “imbrochável” para apoiadores

Freixo flerta com PP rumo à eleição para o governo do Rio, diz jornal

Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Bolsonaro: “Tenho três alternativas: preso, morto ou vitória”
LEIA: TSE analisa possível anulação da eleição de Bolsonaro e Mourão
LEIA: Novo Código Eleitoral: ‘Cláusula Tabata’ contra ‘partidos paralelos’

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile