Share This Article
Santos Cruz reconhece vitória de Lula – O general Carlos Alberto Santos Cruz (Podemos), ex-ministro da Secretaria de Governo do governo de Jair Bolsonaro (PL), reconheceu a vitória de Lula (PT) sobre o candidato à reeleição.
Urgente: Carla Zambelli ameaça homem com arma em SP
“UNIÃO NACIONAL – que o novo governo seja para todos os brasileiros, com respeito às diferenças, sem conflitos, aperfeiçoamento das instituições, paz social, redução das desigualdades, apoio aos necessitados, honestidade, transparência e prestígio mundial” , escreveu o militar.
UNIÃO NACIONAL – que o novo governo seja para todos os brasileiros, com respeito às diferenças, sem conflitos, aperfeiçoamento das instituições, paz social, reduçao das desigualdades, apoio aos necessitados, honestidade, transparência e prestígio mundial.
— General Santos Cruz (@GenSantosCruz) October 30, 2022
Em agosto, Santos Cruz foi nomeado pelo secretário geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, para chefiar uma missão que para apurar um bombardeio que ocorreu na prisão de Olenivka, na Ucrânia.
Após sua saída do governo, tornou-se o principal algoz do presidente, chegando a afirmar em entrevista concedida à BBC Brasil, que o governo Bolsonaro se afastou do combate à corrupção, e que isso era ponto de “desilusão para muita gente”, pois o combate a corrupção foi bandeira eleitoral na sua vitoriosa campanha presidencial de 2018.
Para Santos Cruz, as mudanças no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) — órgão que foi rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e repassado ao Banco Central — e as pressões sobre o diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, à época, já contribuíam para o enfraquecimento do combate à corrupção.
Em abril de 2020, na crise do governo com a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, Santos Cruz elogiou Moro e lamentou a “fritura” de alguns integrantes do governo.
“Fritura é coisa da escória da política”, afirmou Santos Cruz.
(Com informações de Carta Capital)
(Foto: Reprodução)