Governo Bolsonaro dobra verba da Globo – O governo de Jair Bolsonaro (PL) praticamente dobrou a verba destinada à TV Globo em 2022, se comparados os períodos de janeiro a junho deste ano e do ano passado.
Conhecido pelos ataques recorrentes à Globo, maior rede de TV do país, o governo registrou um pouco mais de R$ 6 milhões em 2021, valor que saltou para quase R$ 12 milhões nos primeiros seis meses do ano eleitoral.
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Reportagem do UOL aponta que de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões).
Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Perfil de campanha
O levantamento feito pelo site mostra também uma mudança no perfil de investimento feito pela pasta.
Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.
Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais.
Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país e apenas duas, “utilidade pública”.
O valor investido em publicidade na Globo (R$ 11,4 milhões) em 2022 já representa 41% do montante total destinado à compra de espaço publicitário na emissora (R$ 27,5 milhões) em quatro anos de mandato, considerando o mesmo período para cada ano do governo Bolsonaro, 1º de janeiro a 21 de junho.
Globo passa à frente de Record e SBT
O ano em que Bolsonaro tentará a reeleição é também o único no qual a Globo recebeu mais dinheiro do que a Record e o SBT, emissoras que contam com a simpatia do atual governo.
Somados, os cinco maiores canais da TV aberta (Globo, SBT, Rede TV, Record e Band) receberam em 2022 um pouco mais de R$ 33 milhões, maior valor desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu o comando do Executivo federal e que foi marcado por uma campanha em massa de divulgação da Reforma da Previdência.
Naquele ano, o quinteto de emissoras faturou R$ 30,4 milhões em valores líquidos
Verba do governo às emissoras nos primeiros seis em 2022
1º – Globo (R$ 11.456.991,10)
2º – Record (R$ 9.953.922,27)
3º – SBT (R$ 8.428.474,93)
4º – Band (R$ 2.402.730,01)
5º – RedeTV (R$ 1.001.790,90)
(Com informações de UOL)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil