Share This Article
Extradição de blogueiro bolsonarista – O Ministério da Justiça procurou o governo dos Estados Unidos e a Interpol para tentar acelerar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido no país norte-americano desde 2020.
Alvo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que apura a existência de uma milícia digital para atacar a democracia e as instituições, o bolsonarista é considerado foragido da Justiça brasileira.
Polêmica Freixo: Greenwald detona neto de Brizola após ataque; entenda
Em 2021, a Polícia Federal (PF) pediu sua prisão preventiva no chamado ‘inquérito das fake news’.
Suspeita-se de que o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), tenha feito ‘corpo mole’ em relação ao processo de extradição de Allan dos Santos.
Mensagens interceptadas pela PF revelaram que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, chegou a oferecer ajuda ao blogueiro para deixar o país.
Lista de procurados
O governo brasileiro quer que a Interpol insira o nome do bolsonarista na lista de procurados internacionais.
A Interpol, aliás, tem em mãos, desde 2021, um pedido do STF – após a expedição do mandado de prisão pelo órgão – para colocar Allan na chamada ‘difusão vermelha’ desde o ano passado, que identifica os procurados mais perigosos.
Em novembro do ano passado, já passadas as eleições, Alexandre de Moraes cancelou o passaporte de Allan dos Santos, deixando-o sem documento de identificação válido nos Estados Unidos e portanto, o bolsonarista estaria no país norte-americano de maneira ilegal.
(Com informações da coluna Painel no jornal Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)