Share This Article
Complexo Industrial da Saúde – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a criação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), que atuará sob coordenação do Ministério da Saúde para “fortalecer a produção” nacional de insumos, tecnologia e serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).
“[o Geceis] tem a finalidade de promover a articulação governamental e formular medidas e ações, com vistas a fortalecer a produção e a inovação para atender ao Sistema Único de Saúde – SUS e assegurar o acesso universal, equânime e integral à saúde”, diz o decreto.
De acordo com o documento, publicado nesta segunda-feira (3), “o Complexo Econômico-Industrial da Saúde compreende a base econômica, produtiva e tecnológica estratégica para a produção e a inovação” no Brasil dos seguintes itens:
– Medicamentos, vacinas, insumos farmacêuticos ativos, hemoderivados, produtos biotecnológicos, equipamentos e dispositivos médicos, produtos para diagnóstico, materiais de uso em saúde e de proteção individual, bens e serviços de informação e conectividade em saúde, serviços de saúde e outros produtos, serviços e tecnologias essenciais para a saúde.
Investimento privado que fará economia crescer, diz Haddad sobre arcabouço fiscal
Composto por representantes de 20 ministérios, agências e outros órgãos, o Geceis deverá acompanhar as ações para a produção em suporte ao SUS, incluindo políticas públicas, como pesquisa, desenvolvimento e inovação, indução para a produção local e o uso do poder de compra do Estado.
“Nossa meta é atingir 70% de produção nacional dos insumos necessários para nossa saúde. Para isso precisaremos da inovação, além de reforçar o campo da regulação. Isso se fará numa visão voltada não só para o país, mas para nosso papel na região e na cooperação para uma saúde global efetiva”, disse a ministra da Saúde, Nisia Trindade.
Promessa de campanha
O Complexo Industrial da Saúde foi um projeto apresentado durante a campanha eleitoral de 2018 e no ano passado, mas pelo candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, como parte de seu Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND).
A iniciativa foi elogiada pelo presidente do PDT de São Paulo, Antonio Neto, que lembrou da semelhança entre os projetos.
“Parabenizo o governo Lula e os ministros Geraldo Alckmin e Nisia Trindade pela criação do Geceis. A reindustrialização do Brasil a partir do Complexo Industrial da Saúde foi uma importante pauta do nosso PND para gerarmos emprego e recuperarmos nosso potencial tecnológico”, escreveu em suas redes sociais.
O decreto entrará em vigor em 24 de abril.
Parabenizo o Governo @LulaOficial e os Ministros @geraldoalckmin e @nisia_trindade pela criação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde – (Geceis).
O Grupo terá a finalidade de promover a articulação governamental e formular medidas e ações, com vistas a…
— Antonio Neto (@antonionetopdt) April 4, 2023
(Foto: Montagem/Reprodução)