Share This Article
Greve geral na França – Trabalhadores franceses entraram em greve geral nesta terça-feira (01) em protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Emmanuel Macron.
A greve está afetando serviços essenciais como transporte público, voos, escolas e manutenção do sistema de energia.
Justiça penhora carros de Valdemiro e autoriza uso de força; saiba
Além da greve, 1,2 milhão de pessoas foram às ruas de Paris em manifestação contra a mudança na lei.
Linhas de trem estão com operação reduzida, e algumas companhias que fazem transporte intermunicipal não devem operar. Eurostar e Lyria, que levam passageiros a outros países, também têm operação limitada.
Muitos ônibus e metrôs estão circulando com capacidade reduzida e apenas em horários de pico. Por conta disso, foram registrados mais de 200 km de congestionamentos na manhã de terça.
Na educação, professores e estudantes de todos os níveis de ensino também anunciaram paralisação. Administrações das principais prefeituras do país também devem aderir ao movimento.
Os trabalhadores de setor de energia também estão em greve. Além de haver redução na produção de eletricidade, os funcionários estão promovendo ações chamadas de “Robin Hood”, que consistem em entregar energia gratuita a algumas áreas.
A reforma
A proposta de Reforma da Previdência de Macron quer aumentar a idade mínima dpara aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030, com contribuição de ao menos 43 anos.
O projeto foi apresentado em 10 de janeiro e aprovado pelo Conselho de Ministros no dia 23.
O objetivo do governo é que as novas regras comecem a valer em setembro deste ano.
(Com informações de Poder360)
(Foto: Reprodução)