Share This Article
Greve na CPTM paralisa trens em SP – G1 – A greve de funcionários das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade da CPTM na manhã desta terça-feira (24) fez a prefeitura de São Paulo suspender o rodízio de veículos e acionar o sistema Paese, que oferece transporte alternativo durante período de emergência.
O Metrô afirma que reforçou a operação da Linha 3-Vermelha com mais trens e liberou a integração gratuita nas estações Itaquera e Tatuapé. Demais linhas do Metrô operam normalmente.
Até as 8h54 da manhã, a situação nas linhas do trem era a seguinte:
- Linha 7 – Rubi: operação normal
- Linha 8 – Diamante: operação normal
- Linha 9 – Esmeralda: operação normal
- Linha 10 – Turquesa: operação normal
- Linha 11 – Coral: operação parcial
- Linha 12 – Safira: paralisada
- Linha 13 – Jade: paralisada
Por causa da greve, a SPTrans acionou o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) desde 4h entre as estações Jd. Romano e Tatuapé.
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: BRI entrevista deputada Martha Rocha, ex-chefe da Polícia Civil do RJ
LEIA: “Nunca estivemos tão perto de motim bolsonarista na PM”, diz especialista
LEIA: Partidos de centro-esquerda assinam nota em defesa do STF; PT não assina
Proposta de reajuste
O sindicato que representa as linhas 11- Coral, 12 – Safira e 13 – Jade pedem reposição da inflação e retroativo pago em agosto e setembro. A CPTM oferece reajuste de 4% em agosto de 2021 e 6% em janeiro de 2022, com parcelamento do retroativo a partir de fevereiro de 2022.O secretário-geral do sindicato, Múcio Alexandre Bracarense, afirma que a categoria tenta negociar há dois anos, e relata o descaso e desrespeito nas tratativas com a empresa.
Segundo ele, o sindicato foi chamado pelo secretário de Transportes para uma conversa e, após mais de duas horas de espera, o encontro foi cancelado.
Ele também afirma que a narrativa do governo sobre pedido de aumento tenta colocar a população contra a categoria, que não pleiteia aumento, mas, sim, reajuste. “Ninguém está falando em aumento. Estamos falando em reajuste”, diz.
Ainda de acordo com o secretário-geral, 65 a 70% [dos trabalhadores] ganham em torno de R$ 3,5 mil.
“Existe um reajuste que tem que ser retroativo a março do ano passado e a março deste ano. Que isso não seja feito em dez parcelas. (…) Queremos que o governo nos faça uma proposta realmente possível de ser aceita. Pague um retroativo em agosto e outro em setembro”.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: PDT pode indicar vice ou Senado em aliança com ACM Neto na Bahia
LEIA: Hamilton Mourão critica protesto de 7 de setembro: ‘Fogo de palha’
ASSISTA: Vídeo: Youtuber indígena ex-bolsonarista desabafa; “Como fui otária!”
Paralisação e liminar
Juntas, as três linhas atendem a 560 mil passageiros por dia útil. A paralisação, decidida após assembleia na noite desta segunda-feira (23), é por tempo indeterminado.
Em decisão liminar feita a pedido da CPTM, o desembargador Rafael E. Pugliese Ribeiro determinou que os grevistas mantenham pelo menos 70% dos trens funcionando e dos funcionários trabalhando nos horários de pico.
A exigência vale para os períodos das 5h às 9h e das 17h às 20h. No restante do dia, os grevistas devem manter em funcionamento, pelo menos, 50% dos trens.
A última greve de funcionários da CPTM aconteceu em 15 de julho e afetou quatro linhas: 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa.
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Ciro desmonta ‘fake’ de que ‘não votou’ em Haddad em 2018
LEIA: Thiago Manga: “Bolsonaro ‘vai pro pau’ e precisa ser impedido”
LEIA: Doria afasta comandante da PM por pedir ‘tanques nas ruas’
Metrô, ônibus e rodízio
A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos – placa com final 3 ou 4. A prefeitura também informou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implementar medidas operacionais para “melhorar a fluidez de ruas e avenidas”.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que haverá suporte à CPTM, com reforço de suas linhas intermunicipais para atender passageiros dos trens nos corredores afetados.
Já a SPTrans informou que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a partir das 4h desta terça a pedido da CPTM, entre as estações Jd. Romano e Tatuapé.
Para garantir o deslocamento dos usuários e atender o trecho entre as duas estações será implantada a linha especial com 12 veículos.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Sérgio Reis se diz abandonado por artistas: ‘Só Roger’ deu apoio
ASSISTA: Vídeo: Viúva de militar detona Bolsonaro; “Toma vergonha na cara”
LEIA: Amado Batista convoca para ato bolsonarista no 7 de setembro
Os veículos seguirão pelas seguintes vias:
Sentido Jd. Romano
Estação Tatuapé, Rua Catiguá, Rua Henrique Sertório, Rua Jacirendi, Av. Condessa Elizabeth de Robiano, Av. Gabriela Mistral, Rua Dr. Assis Ribeiro, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua João José Rodrigues, Av. São Miguel, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Av. Marechal Tito, Praça José Caldini, R. Miguel Ângelo Lapena, Praça Getúlio Vargas Filho, Rua Arlindo Colaço, Av. Dr. José Artur da Nova, Rua Santa Rosa de Lima, Rua Paranacity, Rua Ascenso Fernandes, Rua Conceição do Almeida, Rua São Gonçalo do rio das Pedras, Rua Carlo Bibiena, Rua Erva de Santa Luzia, Av. Estrela da Noite, Rua Cordão de São Francisco, Estrada da Biacica, Rua Cordão de São Francisco, Rua Domingos Fernandes Nobre, Rua Jerônimo Maranhão, Av. Diogo da Costa Tavares.
Sentido Tatuapé
Est. Jardim Romano, Av. Diego da Costa Tavares, R. Jerônimo Maranhão, R. Domingos Fernandes Nobre, R. Bernardo de Chaves Cabral, R. Maué-Guaçu, R. Cordão de São Francisco, Av. Estrela da Noite, R. Erva de Santa Luzia, R. Carlo Bibiena, R. São Gonçalo do rio das Pedras, R. Adriano Seabra, R. Ascenso Fernandes, R. Paranacity, R. Dr. José Artur da Nova, R. Salvador Medeiros, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Av. São Miguel, Rua João José Rodrigues, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua Fidelis Mota, Rua Eng. José Cruz de Oliveira, Rua Dr. Assis Ribeiro, Av. Gabriela Mistral, Rua Mario de Castro, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Junior, R. Ver. Cid Galvão da Silva, Av. Airton Pretini, Rua Gonçalo bastos, Rua Aiama, Rua Melo Peixoto, Rua Catiguá.
Impeachment? 6 em cada 10 brasileiros desaprovam governo Bolsonaro
Com as crescentes manifestações pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pesquisa XP/IPESPE divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 63% dos brasileiros desaprovam o governo Bolsonaro.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Estadão: Impasse com a PM ameaça ato bolsonarista no 7 de setembro
Ciro Gomes no Canal Livre: ‘Bolsonaro não disputará em 2022’
O Canal Livre deste domingo (15) recebeu o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes. Candidato à presidência da República pela quarta vez, ele analisou o atual momento do país e revelou seus planos políticos para a disputa eleitoral de 2022.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: STF proíbe Sérgio Reis de se aproximar da Praça dos Três Poderes
LEIA: Arthur Lira é novo alvo de bolsonaristas; ‘Enxurrada de fake news’
Freixo flerta com PP rumo à eleição para o governo do Rio, diz jornal
Segundo informação da colunista Malu Gaspar em O Globo, está rolando um flerte entre o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e algumas das principais lideranças do PP nacional e do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Candidatos da 3ª via somados já batem Bolsonaro, diz pesquisa
LEIA: Ministro diz que é ‘impossível’ conviver com crianças com deficiência grave
Veja mais notícias no BRI.