Compartilhe-nos
Greve no Metrô e CPTM é decretada – Os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram uma greve para esta terça-feira (28).
Os ferroviários já tinham definido a interrupção das atividades na noite da última quarta (22), enquanto a decisão do Metrô foi anunciada na noite da quinta (23), pelo sindicato dos metroviários.
A greve vai provocar a paralisação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô, e as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM.
Janones defende rachadinha para pagar despesas de campanha em áudio; ouça
Veja quais linhas do Metrô e da CPTM serão afetadas pela greve:
Metrô
- Linha 1-Azul;
- Linha 2-Verde;
- Linha 3-Vermelha;
- Linha 15-Prata.
CPTM
- Linha 7-Rubi;
- Linha 10-Turquesa;
- Linha 11-Coral;
- Linha 12-Safira;
- Linha 13-Jade
As categorias vão promover a paralisação em protesto contra privatizações, terceirizações, demissões e cortes de verba pelo governo Tarcísio.
Será a quarta paralisação dos trabalhadores em 2023, a terceira em dois meses.
A greve deve reunir outras categorias, como os trabalhadores da Sabesp, que também aprovaram entrar no movimento na última quarta, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema).
Nesta semana, o plano de privatização da estatal de água e saneamento avançou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Em outubro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reafirmou a intenção de privatizar as linhas remanescentes da CPTM e as linhas do Metrô geridas diretamente pela empresa pública.
Segundo ele, o objetivo deve ser cumprido até o fim do mandato, em 2025. Outra possibilidade é uma sociedade com o setor privado pela gestão da empresa.
(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução)