Share This Article
Haddad x Rui Costa – “O que de pior pode acontecer é aquele jogo em que se faz um acordo e ele não é cumprido”, disse, na semana passada, em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. De acordo com o site O Bastidor, a fala tinha alvo certo: o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O ministro tem defendido a busca pelo déficit zero enquanto colegas de governo, como Rui Costa, não, afirma o site. Após a publicação da nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda negou que a fala do ministro Fernando Haddad no evento em Brasília tenha sido uma indireta a seu colega Rui Costa.
Apagão da Enel deixa ‘clima ruim’ para privatização da Sabesp, diz presidente da Câmara de SP
“Quero dizer que isso tem acontecido durante minha gestão no Ministério da Fazenda. A pessoa senta na minha mesa, faz um acordo e tenta descumpri-lo, como se ele não tivesse acontecido”, disse Haddad ao falar sobre as discussões a respeito da meta fiscal do ano que vem.
A publicação dá conta de que Fernando Haddad sabe que Rui Costa trabalha para mudar a meta fiscal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). E que pretende fazê-lo seja por meio das lideranças petistas, seja por meio do relator Danilo Forte (União-CE).
O Bastidor relata uma reunião de Rui Costa com o relator da LDO e que nela, o ministro da Casas Civil prometeu enviar uma emenda parlamentar para alterá-la.
Ainda segundo o site, a promessa não havia sido combinada antes com a Fazenda, nem com o presidente Lula.
Insatisfeito, Haddad teria reclamado com Lula, classificando a conduta do colega de desleal para com o governo. A reposta do presidente petista teria sido o adiamento da revisão da meta fiscal.
Na avaliação de Haddad, conta O Bastidor, a situação tende a se tornar insustentável na medida em que o ministro da Casa Civil promete uma coisa, mas faz outra quando vira as costas.
(Com informações de O Bastidor)
(Foto: Montagem/Reprodução)