Compartilhe-nos
Halloween – ‘Gostosuras ou travessuras‘? No dia 31 de outubro, o mundo mergulha em uma tradição divertida e assustadora: o Halloween – em tradução livre para o português, o Dia das Bruxas. Originada nos Estados Unidos, essa festividade conquistou territórios distantes, incluindo o Brasil. Com decorações que incluem abóboras, caveiras, aranhas e uma infinidade de fantasias criativas, o Halloween agora faz naturalmente parte da cultura moderna de todo o mundo.
A palavra “Halloween” tem origens na língua inglesa e é uma contração de “All Hallows’ Eve”. “All Hallows’ Eve” significa “Véspera do Dia de Todos os Santos”. O termo “Hallow” vem do inglês antigo “halig”, que significa “santo” ou “sagrado”. O “een” em Halloween é uma forma encurtada de “evening”, que significa “noite” em inglês. Assim, Halloween refere-se à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, uma festividade cristã celebrada em 1º de novembro.
Sindicato de atores dos EUA propõe boicote a estúdios no Halloween; entenda
Conhecido também por ‘Dia das Bruxas’, a comemoração tem raízes profundas em um antigo festival celta, conforme apontado pelo site Brasil Escola. Historiadores explicam que essa data era originalmente uma homenagem aos mortos e era conhecida como Samhain. Naquela época, a crença popular sustentava que a barreira entre o mundo dos vivos e o dos mortos se dissolvia nesse dia, dando origem a práticas e rituais que ecoam até os dias de hoje.
Na antiguidade, os celtas não apenas atribuíam significados místicos à data, mas também celebravam a transição para o verão e o início do novo ano. As fogueiras acesas serviam para manter os espíritos afastados dos vivos, enquanto os falecidos eram honrados e a abundância da colheita era festejada.
A versão moderna do Dia das Bruxas começou a surgir entre os séculos XIV e XVIII, nas regiões onde o Samhain era observado. Com a expansão do cristianismo, o Papa Gregório III transferiu um feriado católico para 1º de novembro, originalmente celebrado em maio. Esta data também era uma adaptação da tradição romana, usada para afastar espíritos malignos.
O sucessor de Gregório, Gregório IV, estendeu a celebração a todos os fiéis da igreja, transformando-a em uma tradição difundida inicialmente na Inglaterra. Com o domínio inglês sobre outras nações, a prática se disseminou. Assim, em 31 de outubro, a véspera do Dia de Homenagem aos Santos ou Dia de Todos os Santos era observada. Em 1º de novembro, celebrava-se o Dia de Todos os Santos, seguido pelo Dia de Orar pelos Mortos em 2 de novembro, completando o calendário católico de celebrações.
Com o intercâmbio cultural e as influências geográficas, essa tradição se difundiu por diversas culturas ao redor do mundo. Atualmente, o Halloween é um evento popular em que fantasias, elementos góticos e atmosferas de terror ganham vida, transcendo fronteiras culturais e se tornando uma celebração mundialmente comemorada.
(Por Ana Luisa Vieira) (@naluisavieira)
(Foto: Reprodução)