Hamilton comemora condenação de Nelson Piquet – O piloto britânico Lewis Hamilton comemorou a decisão judicial que impôs uma multa de R$ 5 milhões a Nelson Piquet, devido aos comentários racistas e homofóbicos feitos pelo ex-piloto brasileiro em relação a Hamilton.
O episódio ocorreu em uma entrevista concedida por Piquet em 2021, na qual ele usou a expressão “neguinho” para se referir a Hamilton, além de proferir comentários homofóbicos e ofendeu os ex-pilotos Keke e Nico Rosberg.
ChatGPT é bloqueado na Itália por violação de privacidade; saiba
Quando questionado, o ex-piloto negou qualquer conotação racial e disse que a expressão faz parte do vocabulário brasileiro, que foi traduzida erroneamente, pois as palavras estavam erradas, e não tinha intenção de ofender
Porém, o tribunal considerou o uso de termos ofensivos como “intolerável” e uma “ofensa grave aos valores fundamentais da sociedade”, aplicando a multa a Piquet e destinando o valor a grupos que trabalham contra a discriminação.
“A ausência de intenção não pode justificar um comportamento discriminatório contra as minorias”
Hamilton manifestou sua satisfação com a decisão e destacou a importância de medidas firmes contra o discurso de ódio: “Não devemos dar uma plataforma para pessoas cheias de ódio”, disse ele em Melbourne, onde aconteceu neste fim de semana (02) o GP da Austrália, em que o piloto ficou em segundo lugar.
O heptacampeão mundial agradeceu ao governo brasileiro pelo apoio às vítimas de discriminação e enfatizou que o racismo e a homofobia não têm lugar em nossa sociedade.
“Gostaria de agradecer ao governo brasileiro. Acho importante o que tem sido feito, mostrando para as pessoas que é algo que não se tolera… Racismo e homofobia não são aceitáveis. Não há lugar para isso em nossa sociedade.”
Nelson Piquet (70), que é tricampeão mundial de Fórmula 1, pediu desculpas pelas ofensas, mas o tribunal considerou que a falta de intenção não justifica comportamentos discriminatórios contra minorias.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Montagem/Reprodução)