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Uso político da camisa da Seleção – Atacante do Tottenham (ING) e da Seleção Brasileira, Richarlison protestou contra o uso político dos símbolos nacionais e afirmou que o uniforme do Brasil perde sua identidade quando utilizado de tal maneira.
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A declaração foi dada na zona mista do Estádio José Alvalade em Lisboa, Portugal, após derrota por 2 a 0 para o Sporting, pela Champions League, liga europeia de clubes.
“Hoje em dia, o pessoal leva muito (a camisa) para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela”, comentou o atacante.
O discurso do jogador está alinhado ao da CBF, que ao fazer o lançamento do novo modelo de sua camisa para a Copa do Mundo no Catar, em novembro, usou imagens de artistas como o rapper Djonga, cujo posicionamento político é de esquerda, o funkeiro MC Hariel, além do próprio Richarlison, como tentativa de se desvincular da apropriação política causada pelas manifestações políticas nos últimos anos, principalmente por apoiadores do presidente candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
“Acho importante que eu como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. É importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo”, completou.
Um dos rostos do anúncio, o atacante do Tottenham, que costuma se posicionar sobre assuntos fora do futebol, participou em agosto de um projeto da Nike, fornecedora de material esportivo da seleção, em parceria com o projeto Onçafari, que tem como objetivo a preservação do meio ambiente e a proteção das onças-pintadas. No vídeo, ele aparece vestindo a nova camisa da seleção.
No site da Nike, cada camisa oficial custa R$349,99.
Mesmo assim, o manto azul do Brasil se esgotou em poucas horas na última segunda-feira (8), primeiro dia de vendas dos novos uniformes.
A fornecedora já disponibilizou um novo lote aos torcedores. Para Renê Salviano, sócio da agência de marketing esportivo HeatMap, para captação de patrocínios e desenvolvimento de ativações, esse fato mostra que a camisa da seleção sempre será valorizada pelos fãs.
“Estamos acostumados a vencer no futebol e ter grandes talentos, isso gera uma conexão enorme com o público. Ainda que muitas vezes as coisas em campo não caminhem tão bem, fora dele a seleção possui um grande apelo, é uma marca valorizada”, aponta Salviano.
(Colaborou Fred Guttilla / Com informações de Estadão)
(Foto: Montagem/Reprodução)
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