Share This Article
Jovem Pan suspende debate – Depois de a CNN Brasil suspender o debate entre os presidenciáveis da eleição de 2022, agora a Jovem Pan fez o mesmo.
De acordo com decisão da cúpula da emissora, não está mais prevista a realização do debate diante da recusa ao comparecimento dos dois candidatos que são postos como líderes nas mais recentes pesquisas – o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL).
Band adia debate presidencial; Lula e Bolsonaro ignoraram convite
O debate na Jovem Pan, canal que notadamente tem boa relação com Bolsonaro, estava marcado para o dia 9 de agosto – três dias depois do que seria realizado pela CNN, no dia 06 do mesmo mês.
Segundo Carlos Aros, diretor de conteúdo do canal, após Bolsonaro ter sido convidado a participar não houve resposta por parte do atual presidente.
“Como candidato não teve nenhuma manifestação sobre participar do debate, não teve nenhuma resposta”, afirma. E Mariana Ferreira, editora-chefe da Jovem Pan, pontua que não foi só Bolsonaro quem não respondeu ao convite. ”
Como o pessoal do PT não respondeu, todo mundo deixou a gente no vácuo”.
O ex-presidente Lula já havia manifestado anteriormente para aliados que não pretendia comparecer nem ao debate da Jovem Pan e nem ao da Globo – apesar de, até o momento, não ter dado uma declaração oficial a respeito.
Ainda de acordo com Carlos Aros, é consenso que o debate não ocorrerá se mantida a recusa de comparecimento tanto de Lula quanto de Bolsonaro.
“Ficar sem a confirmação é um voo cego pra gente. Então a gente preferiu não fazer o debate, pelo menos no primeiro turno e ver como fica”, completa.
Debate em formato ‘pool’
Há ainda, entre as emissoras, a discussão da possibilidade de realização de debates no formato ‘pool’ – modelo já adotado no Brasil e frequentemente usado nos Estados Unidos, que é quando ocorre a participação de vários veículos de comunicação no mesmo evento.
E, desta forma, busca-se eliminar (ou amenizar) a rejeição de algum candidato a uma determinada empresa de comunicação.
Questionados por este assunto, os diretores da Jovem Pan confirmaram que o canal tem interesse em participar de um pool com concorrentes para viabilizar o debate.
“Nós temos interesse, não somos egoístas. Se eles confirmarem presença no pool, estaremos lá”, revela Mariana, mas lembra que ninguém procurou a Jovem Pan para viabilizar o projeto. “Ainda não começou essa conversa”.
Sabatinas ainda mantidas
Mesmo diante da realização ou não dos debates, a Jovem Pan confirma que mantém as sabatinas com os candidatos – que é quando cada um é chamado individualmente para responder perguntas e discutir pontos e propostas, em um formato bastante semelhante a uma entrevista.
Foram convidados pela Jovem Pan, diferentemente da Globo, os quatro primeiros colocados das últimas pesquisas à presidência – a Globo fez o convite ao cinco primeiros.
Os diretores pretendem ainda fazer mais duas sabatinas – não somente para os candidatos à presidência, mas também para os concorrentes ao governo do estado de São Paulo.
“Já fizemos os convites, vamos fazer o sorteio com as definições das datas. (…) A ideia é fazer governo do estado e presidente no Jornal da Manhã e governo do estado e presidente Jornal Jovem Pan, uma no começo da campanha e uma mais pro fim”, define Carlos.