Share This Article
Julgamento de Neymar – A cerca de um mês da Copa do Mundo do Catar, Neymar começa a ser julgado nesta segunda-feira (17) em Barcelona, na Espanha.
Capital da Ucrânia, Kiev é atacada por drones russos; 3 mortos
O julgamento trata de supostas irregularidades em sua polêmica contratação pelo clube catalão há quase uma década.
O jogador do Paris Saint-Germain, que saiu do Barça em 2017, chegou ao tribunal ao lado dos pais, que também são réus no caso.
A transferência de Neymar, em 2013, do Santos para o Barcelona foi marcada por imbróglios.
A ação que resultou no julgamento foi apresentada pelo grupo DIS há sete anos, fundo que possuía parte dos direitos econômicos do atleta quando ele era um promissor atacante do clube da baixada santista.
MP pede prisão
Neymar é acusado do crime de corrupção empresarial pelo Ministério Público espanhol, que pede dois anos de prisão e o pagamento de multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 52 milhões) como pena a ser imposta ao jogador brasileiro.
Também são réus no processo os pais do atleta, os ex-presidentes do Barcelona Sandro Rosell – para quem o MP solicita cinco anos de prisão por corrupção e fraude – e Josep Maria Bartomeu, assim como o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues Filho.
Há ainda três pessoas jurídicas citadas: o Barcelona, o Santos e a empresa fundada pelos pais de Neymar para administrar sua carreira.
Todos foram convocados para a primeira das sete audiências do julgamento, que deve prosseguir até 31 de outubro.
De acordo com o cronograma inicial, o depoimento do jogador está previsto para esta sexta-feira (21) ou para dia 28, como as outras pessoas físicas acusadas.
No entanto, o documento não indica se ele prestará depoimento de maneira presencial.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)