Share This Article
Juventude do PDT é reeleita na PUC de SP – Na noite desta terça-feira (23), a chapa Alvorecer foi reeleita nas eleições do Centro Acadêmico 22 de Agosto, do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em votação histórica.
A chapa, ligada á Juventude Socialista do PDT de São Paulo, venceu a disputa em 1º turno – com 64% dos votos – e impôs mais uma derrota à chapa Reconvexo, que seu autodenomina como ‘juventude Zé Dirceu’, em referência ao ex-ministro José Dirceu (PT), condenado e preso por corrupção no processo conhecido como “Mensalão”.
Procurado pelo BRI, o presidente estadual da JS do PDT de São Paulo, João Guilherme Desenzi, enviou uma nota na qual comenta a vitória e o processo de construção da entidade estudantil.
“Após um ano de um trabalho comprometido com a restauração das contas, renegociação das dívidas, forte mobilização para formação político-estudantil, em um novo recorde de quórum, os estudantes da PUC deram um recado CLARO: esperam trabalho sério e comprometido de quem os representa perante a Universidade, e mais, perante a sociedade”, diz trecho da nota.
O resultado da votação – que teve recorde de quórum – chama atenção: a chapa Alvorecer obteve 887 dos 1.367 votos totais, enquanto a segunda colocada (Reconvexo) conquistou pouco mais de um terço da votação da chapa rival (331 votos), atingindo 24%.
A chapa Luís Gama acabou em terceiro lugar, com 141 votos (10%). A contagem de votos se estendeu por horas e terminou já na madrugada desta quarta-feira (24).
“Viva Brizola, viva Che. Viva a Juventude Socialista PDT”, gritaram integrantes da chapa, após o resultado.
Após a derrota acachapante, integrantes e apoiadores da Reconvexo fizeram provocações ao grupo vencedor, entoando gritos com ofensas a Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República em 2022.
Militantes da JS do PDT não entraram nas provocações e comemoram mais uma vitória na eleição do Centro Acadêmico da PUC paulista, considerado o mais importante do país.
Vale lembrar que o mesmo grupo ligado à JS pedetista venceu as eleições do DCE da faculdade Mackenzie, duas semanas atrás.
Confira o resultado:
- Chapa Alvorecer – 887 votos (64%)
- Chapa Reconvexo – 331 votos (24%)
- Chapa Luis Gama – 141 votos (10%)
- Nulos/Brancos – 8 votos (0,5%)
- Total de votos – 1367 votos
Leia a nota do presidente da JS do PDT de SP, João Guilherme Desenzi, na íntegra:
“Após, junto aos meus líderes Renato Zaccaro e Tiago Nogara, aceitarmos o desafio de reestruturação da JS há quase três anos atrás, nós sabíamos da dificuldade do crescimento trabalhista na capital do rentismo nacional, São Paulo é a única capital do Brasil sem uma avenida Getúlio Vargas por exemplo.
Nos organizamos assim nas frentes da formação e capacitação de quadros, na imagem de mobilização e crescimento do trabalhismo, mas sabíamos que sem dúvida o crescimento teria de passar pela principal frente: o movimento estudantil, onde “bebemos a água limpa da prospecção”.
Na PUC desde que disputamos no ano passado sabíamos do desafio que seria vencer o CA 22 de agosto, por toda sua ligação do ex-presidente da entidade José Dirceu e o Partido dos Trabalhadores, mas acreditamos na nossa estratégia de mobilização, começamos com 7 integrantes, e hoje representamos mais de 3000.
Vencemos no ano passado tendo como pilares a reestruturação financeira e social da entidade, apostamos na politização do estudante, buscamos a conscientização geral da comunidade estudantil para que a mesma pudesse construir uma mudança conosco, e o resultado foi a nossa primeira vitória, vindo em 2º turno contra a situação no maior quórum da história até então.
E agora após um ano de um trabalho comprometido com a restauração das contas, renegociação das dívidas, forte mobilização para formação político-estudantil, em um novo recorde de quórum, os estudantes da PUC deram um recado CLARO: esperam trabalho sério e comprometido de quem os representa perante a Universidade, e mais, perante a sociedade.
Agradeço aos meus líderes, Renato Zaccaro e Tiago Nogara, não podendo deixar de mencionar o maior pilar do trabalhismo no estado de São Paulo, Antônio Neto, por todo o apoio de quem não só ajuda a Juventude, mas dá espaço para que ela possa assumir protagonismo, que faz questão de ajudar a mobilização e formar nas lideranças.
A JS está crescendo, estamos reeleitos no CA 22 de agosto, disputamos espaço na FAAP, vencemos há um mês o DCE Mackenzie junto há outras forças, e no 2º semestre temos planos de disputar novos espaços. Eu acredito nessa turma, eu acredito no trabalhismo, e acreditar é maior do que confiar!”
(Por Thiago Manga)
(Foto: Divulgação)