Categorias
Mundo

Leclerc faz 11ª pole da carreira e McLaren surpreende; largada nesta madrugada

Leclerc faz 11ª pole da carreira – O retorno do Grand Prix da Austrália na Formula 1, além de madrugadas acordadas devido ao fuso horário, nos trouxe surpresas com os treinos e classificação para a corrida que irá acontecer na madrugada de sábado para domingo (09), às 02h, com transmissão ao vivo na TV Bandeirantes.

Charles Leclerc foi mais uma vez a estrela dos treinos e classificatória, largando em primeiro lugar pela décima primeira vez na carreira..

Treinos Livres

O primeiro treino livre terminou com o piloto espanhol Carlos Sanz, da Ferrari, na ponta.

Seu companheiro de equipe Charles Leclerc ficou em segundo lugar e Sérgio Pérez, da Red Bull, fechou com a terceira posição.

No segundo treino livre, um sanduíche da Ferrari com o campeão mundial de 2021, Max Verstappen, no meio.

Por fim, o terceiro treino surpreendeu com Lando Norris da McLaren na ponta, grande surpresa pelo desempenho que a sua equipe apresentou nas últimas etapas da temporada.

Caos na classificação traz bandeiras vermelhas, batidas e surpresas

A “Quali” mostrou o quanto o Autódromo de Albert Hall pode chegar a ser perigoso se os pilotos não forem cautelosos.

Com duas grandes batidas, as bandeiras vermelhas foram o maior destaque do Q1, Q2 e Q3.

Nicolas Latifi e Lance Stroll protagonizaram a primeira batida, erro majoritariamente de Stroll, que ao passar no traçado não olhou o retrovisor e colidiu com o piloto da Williams.

A segunda batida ocorreu no Q3, quando Fernando Alonso fazia uma volta rápida perfeita, tendo chances de se posicionar no primeiro lugar. Mas uma falha hidráulica fez o bicampeão perder o controle do carro, colidindo fortemente no muro, decepcionando os torcedores e equipe, que estavam entusiasmados com o desempenho da Alpine.

Alonso após entrevistas citou:

“É frustrante demais! Neste momento, não me importa muito. Provavelmente seria meu melhor fim de semana em anos, talvez até com luta pela pole. Agora, qualquer coisa que der nós teremos de aceitar”

Seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, terminou em oitavo lugar e irá largar na quarta fileira do grid.

As equipes Alfa Romeo e Alpha Tauri não foram bons destaques com Valteri Bottas em décimo segundo lugar. Ghany Zhou, seu companheiro larga em décimo quarto.

A equipe júnior da Red Bull e seus pilotos Pierre Gasly e Yuki Tsunoda largam em décimo primeiro e décimo terceiro lugares, respectivamente.

Mercedes e McLaren mostraram bons resultados, estando no meio do grid disputando a quarta, quinta, sexta e sétima posições entre seus 4 pilotos.

Lando Norris, da McLaren celebrou seu quarto lugar dando ênfase na melhora que a equipe apresentou.

“É um resultado muito bom para nós”, definiu Norris […] “É como se fosse uma pole-position, ainda mais considerando nossa situação nas últimas semanas.”

A Aston Martin mostrou mais uma vez como o desempenho de seus carros caíram, com Lance Stroll batendo e Sebastian Vettel apresentando problemas no carro após uma colisão no terceiro treino0 livre.

Sem tempo para ajustar o carro, o piloto deu apenas uma volta e garantiu seu lugar no fundo do grid, na décima oitava posição.

Com Zona de DRS retirada, pilotos reclamam

A nova surpresa das mudanças da pista trouxe quatro zonas de DRS (Drag Reduction System), que permite a abertura de asa móvel para aumentar a velocidade dos carros.

Porém, após análises da direção de prova, eles decidiram retirar uma dessas zonas alegando questões de segurança.

A decisão trouxe controvérsias com os pilotos, que contestaram devido a um fenômeno presente denominado de “Porpoising”, que causa uma alta e de repente baixa redução de downforce, arrastando o assoalho do carro para cima e para baixo, causando um efeito em que o carro “quica”.

George Russel, britânico da Mercedes foi um dos pilotos que reclamou da decisão:

“É um pouco irritante que eles tiraram a quarta zona de DRS […] Foi feito por razões de segurança, porém com o DRS ativado nessa área, ele reduz o efeito de porpoising e torna mais seguro, então isso meio que piorou para nós”

A corrida ocorre às 02h da madrugada deste domingo (10) e será transmitida pela TV Bandeirantes.

O BRI Esportes irá acompanhar cada curva do GP da Austrália e você ficará sabendo tudo que aconteceu aqui.

Por Isadora Caballero
Foto: Reprodução/EBC

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile