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Ferrari encara RBR – A temporada de Fórmula 1 vai começar para valer neste domingo (20), para a alegria dos fãs do automobilismo.
O que estreia neste domingo também é o BRI Esportes, seção criada para deixar os leitores independentes por dentro do mundo do esporte, incluindo a maior e mais prestigiada categoria automobilística.
A pré-temporada que se encerrou na semana passada trouxe surpresas, decepções e até a falta de um piloto da McLaren que testou positivo para o Covid-19.
Com isso, todos os olhares estavam voltados para esse fatídico fim de semana do início da temporada de 2022.
A presença das novas regulações ficaram bem claras após os treinos livres e o treino de classificação.
As mudanças mais perceptíveis nos carros são:
- a lateral dos carros, com uma largura maior e provocando inúmeras controvérsias
- pneus aumentando de 13’ para 18’ polegadas
- uma nova forma nas asas traseiras, que trouxeram dúvidas sobre a ativação de DRS (Sistema de Redução de Arrasto), que produz maior velocidade para os carros nas retas da pista.
Treinos Livres
Os dois treinos livres que ocorreram na sexta-feira (18) e o terceiro treino livre com a classificação que ocorreram neste sábado (19) foram marcados pelo crescimento das expectativas dos fãs em relação à força da Ferrari este ano.
Mattia Binotto, chefe de equipe da Scuderia italiana, citou ainda no ano passado a preparação enorme que a equipe estava tendo para 2022.
Isto ficou nítido neste fim de semana, com os dois pilotos estando entre os três primeiros. Completando o trio, o campeão mundial de 2021, Max Verstappen.
Quem acabou levando a primeira pole-position da temporada foi Charles Leclerc.
Inclusive, o que também surpreendeu a todos nesses foram os resultados das equipes que recebem fornecimentos da Ferrari.
Alfa Romeo e Haas subiram posições significativas comparadas com a temporada passada.
Decepções não esperadas
Um acontecimento inesperado entre esses dois dias de treinos foi o desfalque de duas equipes que estavam fortes ano passado: a Mercedes e a McLaren.
Os pilotos da equipe 8 vezes campeã mundial de construtores tiveram dificuldades para controlar o carro na pista, o que culminou em um desempenho diferente do que estamos acostumados.
Lewis Hamilton larga em 5º lugar e George Russel em 9º.
O mesmo está ocorrendo com a ‘Laranjinha’, que pela primeira vez desde Turquia de 2020 não foi para o Q3 nas classificações.
Seus pilotos Lando Norris e Daniel Ricciardo largarão em 13º e 18º lugar, respectivamente.
Aliás, Ricciardo não esteve presente nos testes da pré-temporada devido a ter testado positivo para Covid-19.
Por isso, não teve muito tempo para conhecer o novo carro na prática, em ação na pista.
Muitos esperam que ambas as situações não passem apenas de problemas passageiros, pois faz tempo que uma equipe do fundo do grid, como a Alfa Romeo, classifica em uma posição maior que as duas equipes estão no momento.
O que esperar para a corrida
Às 12h deste domingo, as luzes vão se apagar e a disputa na pista irá ocorrer pela primeira vez na temporada.
Com Leclerc e Verstappen largando na linha de frente, já é esperado que a disputa entre os dois, que são rivais desde os dias de kart, será acirrada em busca da vitória.
Carlos Sanz vem em terceiro lugar e terá que garantir que Sergio Perez ou Lewis Hamilton não tirem a sua posição e eventualmente a de seu companheiro de equipe.
Norris e Daniel vão ter uma longa jornada ao tentar entrar na zona de pontuação, disputando posições com pilotos como Hulkenberg, piloto que está substituindo Sebastian Vettel (fora por também testar positivo para a covid-19).
Fãs do Leclerc esperam que ele finalmente tenha a revanche da vitória que foi tirada dele em 2019, devido a problemas que o carro apresentou que o fez terminar a corrida em 7º lugar.
Garantia de uma abertura de temporada emocionante!
Estaremos acompanhando tudo a partir meio-dia.
A disputa será transmitida no canal aberto da TV Bandeirantes, transmissora oficial da Fórmula 1 no Brasil.
Por Isadora Caballero
Foto: Reprodução