Categorias
Política

Levy Fidelix morre de covid-19 em São Paulo

O presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), Levy Fidelix, morreu aos 69 anos na noite desta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo partido na madrugada de hoje em uma postagem no Twitter.

A jornalista e cineasta Sandra Terena, que era próxima de Levy, informou que o político morreu de covid-19. O fundador do PRTB estava internado em um hospital particular de São Paulo desde março. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.

No comunicado da morte de Levy, o PRTB lamentou o falecimento de seu fundador e lembrou do principal projeto do político, o Aerotrem. “Descanse em paz, homem do Aerotrem”.

Sandra Terena classificou Fidelix como pioneiro do conservadorismo no Brasil ao comentar em sua rede social sobre a morte do político. “Com tristeza, informo o falecimento de um pioneiro do conservadorismo no Brasil, Levy Fidelix por covid-19. O óbito foi confirmado às 20 horas desta sexta-feira (23). Que o Espírito Santo console a família “.

Além de político, Fidelix foi empresário, jornalista e publicitário. Na eleição de 2018, desistiu de concorrer à presidência para apoiar Jair Bolsonaro (sem partido) e emplacou o vice Hamilton Mourão (PRTB) na chapa que venceu a disputa.

A última das várias eleições que disputou foi para a prefeitura de São Paulo, em 2020. Na ocasião, disse que pretendia desapropriar a região da Cracolândia e criar “o maior shopping de tecnologia e eletrônicos da América Latina”.

Fidelix era casado com Aldinea Rodrigues Cruz e deixa três filhos, Levy Filho, Lívia e Karina Fidelix. Segundo publicação do PRTB-MG nas redes sociais, o velório do presidente nacional do partido será às 15h, e o sepultamento às 16h no cemitério Congonhas, na zona sul de São Paulo.

Bolsonaro e Mourão lamentam morte de Fidelix

Bolsonaro publicou uma nota em sua página pessoal do Facebook sobre a morte de Fidelix:

“A morte é sempre um momento difícil para todos. Que as boas lembranças de Levy delix permaneçam presente entre nós. Expresso meus sinceros pêsames aos familiares e rogo a Deus que o receba.

O vice-presidente Hamilton Mourão usou as redes sociais na manhã de hoje para lamentar a morte do presidente do PRTB, a quem ele se refere como amigo.

“O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família”, escreveu Mourão.

Trajetória política

Fidelix começou sua carreira política em 1986, quando fundou o PL (Partido Liberal) e disputou as eleições para deputado federal por São Paulo. Antes, trabalhou como jornalista para os jornais “Correio da Manhã” e “Última Hora”.

Formado em Comunicação Social pela UFF (Universidade Federal Fluminense), ele também fundou três revistas e foi âncora de um programa sobre informática na TV Bandeirantes e no SBT.

Apesar dos mais de 30 anos na Política, Levy Fidelix nunca foi eleito para nenhum cargo, mesmo tendo concorrido em 14 pleitos no total. Ele recebeu votações irrisórias tanto em 1986, quando disputou para deputado federal pelo PL, quanto em 1989, quando mudou-se para o PTR (Partido Trabalhista Renovador) e concorreu ao mesmo cargo.

Entre 1992 e 1994, Fidelix fundou o PRTB para se candidatar à presidência da República, mas acabou com o registro barrado por conta da legislação eleitoral. Depois, concorreu à Prefeitura de São Paulo, em 1996, quando apresentou pela primeira vez a famosa proposta do Aerotrem —um trem de alta velocidade que, segundo ele, seria a solução para o problema de mobilidade urbana na capital.

Em 1998 e 2002, tentou ser governador de São Paulo, mas foi derrotado com menos de 1% dos votos válidos em ambas as ocasiões. O mesmo aconteceu em 2004, quando se candidatou a vereador na capital paulista, e em 2006, quando tentou o cargo de deputado federal.

Levy Fidelix participou da corrida presidencial nas eleições gerais de 2010 e 2014. Nesta última ficou conhecido por suas participações nos debates entre candidatos transmitidos pela TV, que, em vários momentos, renderam declarações polêmicas, principalmente falas de cunho homofóbico.

Em um debate na TV Record, Fidelix afirmou que “aparelho excretor não reproduz”. A fala provocou uma série de manifestações e um beijaço gay na avenida Paulista, em São Paulo. Em 2018, quando era pré-candidato à presidência da República, afirmou ter mudado de posicionamento em relação aos homossexuais.

A eleição de 2014 também foi o pleito em que teve sua votação mais expressiva, recebendo mais de 440 mil votos, o equivalente a 0,43% dos votos válidos.

Sua última participação em eleições foi em 2020, quando tentou a Prefeitura de São Paulo.

Fonte: UOL

João Santana será o marqueteiro de Ciro Gomes em 2022

O publicitário João Santana, coordenador do marketing vitorioso das campanhas de Lula (2006) e Dilma Roussef (2010 e 2014), no Brasil, trabalhando para o PT, será o marqueteiro da campanha presidencial de Ciro Gomes nas eleições de 2022. Leia a matéria completa aqui.

Desaprovação de Bolsonaro dispara de 37% para 54%Pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (23), aponta que a desaprovação popular ao governo Jair Bolsonaro chegou ao pior patamar desde que ele assumiu o cargo, em janeiro de 2019. Ao todo, 54% dos entrevistados desaprovam a maneira como ele trabalha. O índice era de 37% em janeiro de 2021. Leia a matéria completa aqui.

Carlos Lupi diz que João Santana é ‘gênio’ e irá desfazer mitos sobre Ciro Gomes

O presidente do PDT, Carlos Lupi, classifica João Santana como um gênio e o “maior gol” do partido desde a campanha eleitoral de Ciro Gomes à presidência em 2018.

Leia a matéria completa aqui.

Gleen Greenwald: “Petistas não votarão em Ciro Gomes. Ponto final”

“É, portanto, perfeitamente racional que Ciro conclua que, se quer realmente ser presidente, não pode contar com o PT. Na verdade, é o oposto: ele tem de encontrar uma maneira de superar, ultrapassar ou derrotar o PT. Ele aprendeu a lição de que o Partido dos Trabalhadores não será o veículo que vai levá-lo à Presidência. Ao contrário, é um obstáculo”.

Leia a matéria completa aqui.

Ato de 1º de Maio vai reunir Ciro, Lula, Dino, Marina, Dilma e FHC

O ato de 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, será promovido pelas centrais sindicais e irá reunir políticos de peso como Ciro Gomes (PDT), Luis Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B), Marina Silva (REDE), a ex-presidente Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB. O ato ocorrerá de forma virtual pelo segundo ano seguido por conta da pandemia de coronavírus.

Leia a matéria completa aqui.

Frota diz a Biden em carta que Bolsonaro é ‘Messias do Apocalipse’

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) enviou nesta terça-feira (20) uma carta ao presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, alertando contra as “mentiras” de Jair Bolsonaro (sem partido), que classificou de “Messias do Apocalipse”.

Leia a matéria completa aqui.

Renato Janine Ribeiro: A lógica de Ciro Gomes

O comportamento irascível, até temperamental, de Ciro Gomes tem uma lógica: ele acredita que Bolsonaro não irá ao segundo turno em 2022. Vejam, praticamente todos os analistas entendem que é quase certa uma disputa Lula-Bolsonaro na final das próximas eleições presidenciais.

Leia a matéria completa aqui.

Sâmia Bonfim dispara contra Boulos e PSOL por reunião com ‘bolsonarista’

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) disparou publicamente contra o colega Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o próprio partido, nesta terça-feira (20), por uma postagem que exalta a polêmica reunião entre Boulos e Marcos Pereira, presidente do Republicanos, partido ligado à igreja Universal de Edir Macedo. “O Republicanos é bolsonarista”, acusou a psolista.

Leia a matéria completa aqui.

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile